Divisoria_Relatorio_2_anos.png
cabecalho_arbitragem_academica_relatorio_2022.png

Em fevereiro de 2022, foi criado o laboratório de inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que recebeu o nome UAI-Lab (Unidade Avançada de Inovação em Laboratório), instituído pela Resolução 969, de 12 de julho de 2021. A iniciativa corresponde a um grande celeiro de ideias, aglutinando pessoas comprometidas em identificar desafios impostos ao Judiciário mineiro, nas esferas jurisdicional e administrativa, e em buscar soluções inovadoras para enfrentá-los, dentro de uma visão colaborativa e transdisciplinar.

O UAI-Lab representou um importante marco para a adequação do TJMG à Resolução do Conselho Nacional de Justiça 395, de 7 de junho de 2021, que institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. Em seu art. 4º, o texto estabelece que “os órgãos do Poder Judiciário deverão implementar a política de gestão da inovação com base nos princípios dispostos no art. 3º deste normativo, instituindo laboratórios de inovação ou espaços similares, físicos ou virtuais”.

Solenidade marca criação da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAI-Lab) no TJMG (fevereiro de 2022) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O laboratório de inovação pretendeu também ir além, antecipando-se a problemas e forjando o futuro da Justiça mineira, de maneira visionária. Sua proposta, em síntese, foi a de fomentar a experimentação, a colaboração e a criatividade, impulsionando a cultura da inovação dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “Certamente, o laboratório de inovação do TJMG é mais um importante passo rumo ao futuro que almejamos para o Judiciário mineiro”, destacou o presidente Gilson Lemes, na solenidade de inauguração.

A expectativa foi estabelecer um ambiente de liberdade para a criação, para o compartilhamento de ideias e para a atuação em rede, de maneira horizontalizada, envolvendo a participação não apenas do público interno da instituição — magistrados, servidores, colaboradores e estagiários —, mas também o cidadão comum. Serão ainda chamados a colaborar com o Judiciário mineiro laboratórios de inovação, universidades, startups e outros órgãos públicos e empresas privadas.

Com o objetivo de fomentar a cultura de inovação no Tribunal e comemorar um mês de seu lançamento, o UAI-Lab promoveu em março de 2022 o webinário “Innovation Today”, em parceria com a empresa Judiciário Exponencial. O evento foi uma imersão de dois dias de palestras, keynotes e painéis de discussão, contando com temas diversos e nomes reconhecidos na área de inovação, visando disseminar conceitos, técnicas e métodos para estimular e auxiliar as pessoas a se tornarem agentes de inovação dentro do seu ambiente de trabalho no TJMG.

Também em março de 2022, foi lançado, na Rádio TJ Minas, o primeiro podcast do laboratório, denominado “UAICast”. Com periodicidade mensal, o podcast conta com convidados que são referência na área de inovação, sendo um instrumento crucial do projeto de comunicação do UAI- -Lab e tendo como objetivo a continuidade do processo de disseminação da cultura inovadora no Tribunal de Justiça e sensibilização do público interno e externo.

No mês de abril de 2022, foi lançada a iniciativa “UAI-Live”. Também com periodicidade mensal e parte do projeto de comunicação do laboratório, esta se traduz em painéis de discussão sobre temas correlatos à inovação transmitidos por meio de lives (transmissão ao vivo de áudio e vídeo na internet). Também foi lançada, na Rádio TJ Minas, a iniciativa do laboratório “Pílulas de Inovação”, que são pequenos áudios divulgados durante a programação da rádio, com foco para temas ligados a inovação, tecnologia, ferramentas, métodos, ou até mesmo falas de parceiros ou pessoas reconhecidas da área de inovação sobre eventos, projetos, programas, entre outras possibilidades.

Em maio de 2022, teve início o programa Jornada do Conhecimento, um conjunto de cursos, treinamentos e toda uma diversidade de ações de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação para servidores, magistrados e colaboradores, proporcionando a disseminação e o nivelamento de conhecimento. As ações buscam impulsionar a formação coletiva no âmbito do Poder Judiciário, tendo como dinâmica a construção do saber em horizontalidade, de forma democrática e participativa, com o emprego de novas arquiteturas pedagógicas e metodologias ativas de aprendizagem.

O UAI-Lab também tem desenvolvido células de inovação orientadas por temas que apresentam elevado potencial de inovação para atender às demandas atuais e futuras do TJMG, tais como segurança da informação, inteligência artificial, Agenda 2030, visual law e linguagem simples, inovações tecnológicas, entre outras. As Células são formadas por representantes de diversos setores do TJMG, laboratoristas do UAI-Lab, voluntários e, quando necessário, representantes de entidades, formando um time multidisciplinar, com o objetivo de desenvolver as soluções mais adequadas para os desafios do TJMG.

 

 

*