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Setor de transportes do TJMG registrou expressivo aumento na eficiência dos serviços (Crédito: Robert Leal/TJMG)

A gestão de transportes foi modernizada com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações – Frota (SEI Frota). A medida representou importante conquista, permitindo a evolução dos sistemas administrativos e possibilitando o aperfeiçoamento do controle das atividades internas das equipes e dos veículos do TJMG. Com a adoção da ferramenta, houve ainda importante redução na impressão de solicitações de serviços, que deixaram de ser feitas em papel e passaram a ser virtuais.

A Superintendência de Transportes avançou nos estudos para a implantação do sistema SEI Frota Manutenção, que será adotado na oficina da Coordenação de Controle de Transporte (Cotrans), com o objetivo de permitir a virtualização do registro de todas as manutenções veiculares.

"Diante do cenário de recessão e a consequente crise no setor automobilístico no País, como superintendente de transportes, encerro esta gestão, 2020/2022, contente por termos implantado no setor de transportes do TJMG grandes melhorias nos sistemas de trabalho."

Desembargador Amauri Pinto Ferreira
Superintendente de Transportes


Outra novidade que aumenta a eficiência dos serviços foi o Boletim Eletrônico. O documento, que antes era físico, registra os atendimentos dos motoristas, informando o setor que ele atendeu, quem foi o passageiro, o deslocamento percorrido e a quilometragem rodada, bem como possíveis avarias ocorridas com veículos oficiais. Com a implantação do Boletim Eletrônico, esses registros se tornaram virtuais.

Foi implantado, ainda, o projeto-piloto de uso compartilhado de vans de passageiros, buscando atender aos juízes e às varas da infância e da juventude das comarcas do interior, a fim de contribuir para a consecução das finalidades protetivas instauradas pela Lei 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Destaca-se além disso o fato de ter sido efetivado contrato com a plataforma Valecard para a manutenção e o abastecimento de veículos. Entre outros benefícios, a plataforma traz o histórico de todas as manutenções efetivadas por meio dela. O uso da opção de abastecer os veículos através do cartão Valecard também representou avanços para o setor de transporte, em especial por trazer mais celeridade às rotinas.

O avanço da pandemia no Brasil gerou um cenário de recessão, e isso exigiu o reajuste de contratos e a redução do orçamento do setor de transporte do TJMG em aproximadamente 25%. Com o intuito de levantar fundos e diminuir gastos, a Superintendência de Transportes optou pela redução da frota, por meio da realização de cinco leilões de julho de 2020 a abril de 2022, totalizando a alienação de 222 veículos, com arrecadação de aproximadamente R$ 4,160 milhões.

Nesta gestão, o TJMG conseguiu a imissão na posse dos quatro lotes vizinhos do Centro Operacional, que estão sendo utilizados como estacionamento pelo setor de transportes para proteger os veículos mais novos, já que os galpões possuem coberturas. Em março de 2022, encontrava-se em andamento a construção de nova oficina e de um lava a jato, melhoria que está em consonância com as políticas de sustentabilidade ambiental adotadas na Casa.

 

 

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