

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugurou seu primeiro escritório em Brasília, em 16 de fevereiro de 2022. O espaço foi criado para permitir mais proximidade do Judiciário mineiro com os tribunais superiores. O posto foi idealizado ainda para possibilitar que os profissionais do TJMG acompanhassem mais de perto e de modo permanente a fixação de teses jurídicas, medida imprescindível para a pacificação de inúmeras controvérsias, de maneira a oferecer mais segurança jurídica para as decisões.
"Dessa proximidade maior com o Superior Tribunal de Justiça, com o Supremo Tribunal Federal, com o Conselho Nacional de Justiça e com outros órgãos que têm sede em Brasília, podem surgir novas e sólidas parcerias, em benefício de milhões de brasileiros e brasileiras", destacou o presidente Gilson Lemes, na solenidade de inauguração do espaço.
Com o escritório, o TJMG pretendeu também estreitar ainda mais o relacionamento com o Conselho Nacional de Justiça, que tem atuado em prol do aperfeiçoamento da Justiça no Brasil, guiando os tribunais brasileiros rumo à modernização e ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
A expectativa também foi a de que o TJMG, com um espaço próprio na capital federal, pudesse participar de maneira mais efetiva dos grandes debates nacionais, oferecendo, de maneira mais direta e frequente, sua contribuição ao Congresso Nacional, atuando, além disso, mais ativamente na defesa das prerrogativas da magistratura e na valorização dessa carreira, reconhecida pela gestão como imprescindível para a garantia do Estado Democrático de Direito.
Desembargador Antônio Carlos Cruvinel
Superintendente de Relações com os Tribunais Superiores e o CNJ

Inauguração do Escritório de Representação do TJMG em Brasília (fevereiro de 2022) (Crédito: Riva Moreira/TJMG)
*