Divisoria_Relatorio_2_anos.png
cabecalho_gestao_predial_relatorio_2022.png

A Superintendência de Gestão Predial agrega diversos setores administrativos e operacionais, permitindo o diálogo e a cooperação entre as várias áreas do TJMG. Suas ações não se limitam a reformas, mas incluem também à manutenção de mecanismos coerentes para assegurar em todos os casos uma edificação acessível, eficaz e segura, que traga comodidade ao público interno e externo.

Dentro de uma gestão participativa, cada colaborador pôde apresentar sugestões que permitissem o desenvolvimento de trabalhos mais eficientes, visando atender às necessidades práticas da instituição. O foco dos trabalhos foi promover a harmonização, a integração e a eficiência nas atividades desempenhadas pelas equipes de segurança, limpeza, copa, engenharia e serviços gerais, estabelecendo diretrizes e metas de desempenho no Edifício-Sede e no Palácio Desembargador Rodrigues Campos – Palácio da Justiça. Os trabalhos visaram garantir a acessibilidade, o conforto, a eficácia e a segurança das edificações.

Presidente do TJMG se reúne com equipe de engenharia para discutir andamento de obras do Judiciário (outubro de 2021) (Crédito: Dilvulgação/TJMG)

Nos últimos 24 meses, as ações incluíram atividades diversas, como o gerenciamento da limpeza de filtros de condicionadores de ar e a revisão de iluminação e das instalações elétricas de todos os gabinetes e assessorias dos desembargadores. Foram providenciadas ainda podas de árvores em toda a região externa às margens do Edifício-Sede e no estacionamento da edificação e suprimida árvore na área interna do imóvel.

Entre as iniciativas de destaque, sobressaem a plotagem do letreiro “TJMG” no topo do prédio, executada em 11 de março de 2021, e a revitalização do subsolo 1, utilizada para a entrada de desembargadores e autoridades visitantes, em setembro de 2021. O leiaute do espaço foi todo repaginado, proporcionando mais conforto estético, praticidade e segurança.

No Edifício-Sede, foi feita também a manutenção preventiva em todos os ralos e sifões das instalações sanitárias, a correção no calçamento da entrada para o piso G5 e de trinca no piso do elevador da Presidência, o reparo de lâmpadas e de refletor queimado do letreiro “Tribunal de Justiça”, a troca do refletor das bandeiras, que estava danificado, e a manutenção da luminária pendente na recepção. Inspeções de rotina apontaram demandas diversas, prontamente atendidas.

Entre outras medidas, como trocas de iluminação e pinturas de áreas de circulação interna e externa, em múltiplos pontos, foi feita a limpeza da fachada externa de todo o prédio, a troca das quinas das baias de todos os andares, a adequação de sistema de irrigação em direção ao hotel e a reparação de sofás. Em março de 2002, encontrava-se em andamento o processo SEI referente à restauração e adequação do heliponto, em concordância às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
 

"Foi um biênio (2020/2022) por demais complexo, todavia satisfatório, no qual conseguimos garantir aos públicos interno e externo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a execução de medidas de segurança que contribuíram para o necessário equilíbrio entre a proteção da saúde das pessoas e a continuidade da prestação jurisdicional, durante toda a pandemia de covid-19. A Superintendência de Gestão Predial teve atuação marcada ainda por seu caráter participativo, uma vez que, das inúmeras atribuições do Setor, a primordial se pauta na conservação e zelo do Edifício-Sede e pelos múltiplos espaços de trabalho na Capital. Cumpre destacar que, nas atividades desenvolvidas, foi dada voz aos servidores e colaboradores, para que pudessem sugerir melhorias, que culminaram com o aperfeiçoamento da nossa tarefa rotineira. Também oportunidades foram propostas, visando ao crescimento profissional para funcionários terceirizados, a valorizar os esforços pessoais, com o diálogo permanente e direto com as diversas áreas, dentro da visão cooperativa, que ampliou nosso olhar sobre a gestão predial. Sobretudo, nossa atuação sustentou-se na sólida consciência de que há todo um simbolismo por trás das edificações do Judiciário, pois os prédios do Poder Judiciário personificam a Justiça, aos olhos da sociedade. Daí a relevância de preservar a história e torná-los permanentes. Por isso, nossos esforços também caminharam no sentido de alinhar diretrizes aos valores da Instituição. Dessa maneira, nossa busca incansável foi a de garantir ambientes seguros, confortáveis, acessíveis, limpos, sustentáveis e humanizados, e buscar a manutenção perene de construções, tornando-as sólidas, funcionais, eficientes e acolhedoras. Nossa avaliação é que, tendo nos empenhado grandemente nesse objetivo, deixamos um importante legado, o que só foi possível diante da dedicação desmesurada da equipe da Superintendência de Gestão Predial e dos diferentes setores que nos auxiliaram, por termos caminhado, lado a lado, em variadas iniciativas. Por esse motivo, sou muito grato a todos e a cada um individualmente. Meus agradecimentos ao presidente do Tribunal, desembargador Gilson Lemes, pela confiança a mim depositada, ao conferir autonomia e apoio no labor hercúleo desenvolvido diuturnamente."

Desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini
Superintendente de Gestão Predial


Houve ainda a requisição de serviços de dedetização, a manutenção de elevadores, a emissão de autorizações para uso de espaços internos do TJMG e visitas ao Palácio da Justiça - como parte das atividades do Grupo de Trabalho criado para a elaboração do projeto de preservação do acervo documental histórico e de objetos museológicos sob a guarda do Tribunal —, a coordenação dos projetos de melhorias na infraestrutura dos estacionamentos e a fiscalização de acesso de pessoas e carros às dependências do Edifício da Afonso Pena.

Com vistas a maior racionalidade dos trabalhos, em março de 2022, a empresa ThyssenKrupp estava desenvolvendo uma nova forma de manutenção dos elevadores em tempo real - o Max. A ferramenta recolhe de forma ininterrupta dados técnicos e de uso dos elevadores e os envia para a nuvem. Essas informações são analisadas continuamente pelos algoritmos, que direcionam os técnicos para realizar manutenções precisas e de forma mais rápida e eficaz.

No período, figuram também a instalação de placas de sinalização no subsolo, o reparo em pisos do estacionamento, a troca de 267 testes hidrostáticos para mangueiras de incêndio, a recarga de 239 extintores de incêndio, o plantio da espécie pingo-de-ouro em canteiros no exterior do prédio da Afonso Pena, o restabelecimento de funcionalidade de sistema de acesso nas catracas do edifício e a verificação de providências em relação ao uso de equipamentos elétricos permitidos para prevenção de incêndios.

Campanhas também foram realizadas, com foco nos cuidados com o ambiente de trabalho e a segurança patrimonial, e na disseminação de dicas sobre ar-condicionado e manutenção, funcionamento dos elevadores, uso obrigatório do crachá, economia de água e energia, precauções no período de chuvas e uso de equipamentos elétricos em períodos que antecedem feriados e recessos, com ênfase na Rede TJMG. Pesquisa permanente vem sendo feita, por meio de QR Code, sobre a satisfação do público com os serviços de limpeza.

Ao longo de todo o período da pandemia, a Superintendência de Gestão Predial tomou iniciativas de prevenção contra a covid-19, diariamente, por meio de orientações para evitar a contaminação, reforçando as medidas de desinfecção das instalações e supervisionando o uso dos equipamentos de proteção pelos funcionários e usuários das instalações do Tribunal, conforme a Portaria Conjunta da Presidência 1.025/2020.

Gestão predial do TJMG procura garantir edificações cada vez mais acessíveis, eficazes e seguras (Crédito: Robert Leal/TJMG)

 

 

*