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Com o objetivo de dar transparência a suas atividades e aproximar-se dos públicos interno e externo da instituição, o TJMG, por meio de sua Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), publicou cerca de 2,7 mil matérias no Portal e na Rede TJMG, atendeu a mais de 1,5 mil demandas de jornalistas de meios de comunicação de todo o País, produziu quatro edições da publicação multimídia Plural TJMG, que requer ampla pesquisa sobre temas relacionados aos direitos em sociedade, e enviou mais de 8,8 milhões de e-mails para veículos e profissionais de comunicação com notícias sobre o Judiciário mineiro.

No biênio, o programa de televisão Justiça em Questão (JQ) produziu 91 edições e 605 matérias. Desde a criação, no início de 2005, o JQ já acumula 640 edições, exibidas por emissoras parceiras, como TV Justiça, TV Horizonte e TV Minas, e disponibilizadas no canal do programa no YouTube. No período, foram produzidas e enviadas 25 matérias para a TV Justiça, com a realização de mais de 15 participações ao vivo para a mesma finalidade e a criação de 76 vídeos institucionais, que atingiram mais de 75 mil visualizações. Do total da produção audiovisual, 165 produtos foram publicados no Facebook, com o registro de cerca de 54,5 mil visualizações. Já no canal do JQ no YouTube, foram publicados 522 vídeos, com aproximadamente 1,2 milhão de visualizações.

A Rádio TJ Minas, que havia sido desativada, voltou ao ar em 11 de agosto de 2021. Na data, ela recebeu 33.706 acessos de 8.174 usuários únicos. A estreia contou com entrevista do presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Gilson Soares Lemes, que estava acompanhado do desembargador Carlos Roberto de Faria. Com a retomada, a média mensal chegou a aproximadamente 4,2 mil acessos. No segundo semestre de 2022, a Rádio TJ Minas mantinha parceria com 2.200 emissoras no Brasil, entre comerciais, educativas e comunitárias.

" Alcançado o término da gestão do presidente Gilson Soares Lemes, os louros foram colhidos com muito êxito. Em sua missão institucional, a Superintendência de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais conseguiu realizar o acompanhamento de uma comunicação pública de qualidade, acessível e com transparência, mantendo informados os magistrados, servidores e cidadãos sobre os trabalhos do Judiciário mineiro. Conseguimos aumentar a credibilidade do nosso Tribunal de Justiça, melhorar a sua imagem frente à comunidade e a outros órgãos, assim como aumentar o seu rendimento. Para o funcionamento de forma eficaz, necessário se fez um bom time, e a nossa boa equipe conseguiu esse desempenho, pois todos trabalharam engajados com os objetivos da instituição. Por essa forma de interação, a instituição também se comunicou com o seu público externo, colaboradores e fornecedores, restando identificada a importância de um trabalho em equipe. Desta maneira, conseguimos melhorar a imagem do Tribunal de Justiça, com uma boa Comunicação, aumentando a sua credibilidade. Com uma Comunicação alinhada, aumentamos a sensação de pertencimento e identificação do servidor com a instituição, sendo certo que os colaboradores darão o seu melhor e buscarão melhorias, advindo melhoras no clima organizacional. Com os canais de comunicação abertos, novas possibilidades surgiram de mostrar qualidades e apontar melhorias em todas as áreas da instituição. O reconhecimento da importância da atividade jurisdicional e a governança participativa adotados pelo presidente Gilson Soares Lemes contribuíram para o aprimoramento do Tribunal de Justiça. Assim, a Superintendência de Comunicação Institucional manteve durante esses dois últimos anos uma relação de clareza e de respeito com os profissionais das áreas na cobertura da agenda do Judiciário mineiro. "

Desembargador José Américo Martins da Costa
Superintendente de Comunicação Institucional
 

Foram produzidos, no período da gestão, 88 programas de rádio e 138 boletins para a Rádio Justiça. Além disso, foram produzidos 834 podcasts, conteúdo que foi publicado no Portal TJMG e enviado para emissoras parceiras e para a Rádio Justiça em Brasília.

Entre os destaques está a matéria Campanha arrecada alimentos e entrega a famílias carentes em Minas Gerais, que teve 80 aproveitamentos em 59 rádios diferentes (20 comerciais, 32 comunitárias e sete 7 educativas) em 55 cidades, com abrangência estimada de cerca de 5,3 milhões de habitantes. Já a matéria Mutirão do DPVAT agiliza julgamentos de processos em Belo Horizonte alcançou 73 aproveitamentos em 48 rádios diferentes (12 comerciais, 26 comunitárias e 10 educativas) em 45 cidades diferentes, com abrangência estimada de cerca de 4,5 milhões de habitantes.

A Coordenadoria de Rádio e TV produz ainda um radiojornal diário e ao vivo, além de programas semanais, como o “Janela Jurídica” (apresentado por três servidores do TJMG, jornalistas e cegos) e os programetes “Pílulas de Saúde”, “Entrevista”, “Destaques da Semana” e “Em Estúdio”.

 

O Portal TJMG alcançou, diariamente, mais de 114 mil visualizações de seus conteúdos, nesta gestão. Os serviços oferecidos, virtualmente, foram disponibilizados com ícones e botões de acesso rápido no Portal TJMG, com vistas a uma navegação mais intuitiva para o público. Destacam-se o atendimento de pré-atermação dos Juizados Especiais, o Balcão Virtual e a página “Covid-19”, onde estão concentradas as informações sobre o funcionamento do TJMG durante a pandemia. Foram produzidos mais de 5 mil informes sobre procedimentos judiciais, extrajudiciais, administrativos, eventos, campanhas e projetos, de interesse dos públicos do TJMG.

Com o objetivo de facilitar a experiência dos usuários na busca dos serviços e informações, foram reformuladas as páginas relacionadas a violência contra a mulher, infância e juventude, conciliação e judicialização da saúde. Foi também criada uma página sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Reuniões frequentes serviram para definir e aplicar as estratégias de comunicação institucional do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

"O Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp) experimentou grande evolução e aprimoramento das suas atividades nos últimos anos, pari passu com a excelência e projeção nacional cada vez maior do TJMG. Nesse sentido, à frente da Superintendência de Cerimonial Institucional, pude acompanhar de perto a especial atenção do presidente Gilson Lemes na busca por melhores recursos materiais e humanos para o setor."

Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant
Superintendente de Cerimonial Público

 

O TJMG marca presença nas redes sociais desde 2012, por meio de contas oficiais no Twitter e Facebook. Como forma de expandir sua atuação e alcançar novos públicos, em fevereiro de 2021, foi criado o perfil oficial do TJMG no Instagram. Nos primeiros três meses de funcionamento, só nesta última rede, foram mais de 200 stories, com quase 200 mil interações e 150 postagens. Cerca de 600 posts, que acionaram em torno de 100 mil interações dos usuários, foram publicados no Facebook, e houve mais 600 posts no Twitter, gerando em torno de um milhão de visualizações.

Até 29 de março de 2022, foram executadas 178 campanhas institucionais, produzidas quase 7,4 mil peças gráficas — digitais e impressas, como posts para as redes sociais, vinhetas e convites —, criadas 65 marcas e identidades visuais e diagramadas 184 publicações, entre livros, revistas, periódicos, cartilhas, manuais e outras peças.

De julho de 2020 a 15 de março de 2022, foi organizado um total de 736 atividades, entre presenciais e a distância, tais como a posse da nova gestão e de desembargadores; a entrada em exercício de juízes convocados; o apoio dado a palestras e cursos no modo remoto e a participações de magistrados da Casa em eventos externos, por videoconferência ou presencialmente; entregas de medalhas e homenagens; visitas relevantes; missas no saguão da Unidade Sede do TJMG; lives;. A equipe também ofereceu receptivo a autoridades.

Foram desenvolvidos 18 projetos, planos ou campanhas de comunicação, entre elas a organização e materialização de duas edições da Semana do Servidor; e a divulgação e a entrega dos presentes da campanha Papai Noel dos Correios. Dentro do programa Conhecendo o Judiciário, houve 19 programações, entre visitas e palestras. No período, o público atendido foi de 1.004 alunos.

De junho a dezembro de 2020, ainda com impedimentos devido à crise sanitária, foram 141 atividades. Em 2021, com a vacinação e a retomada dos trabalhos presenciais, os números mais que triplicaram: foram 515 atividades. Até março de 2022, houve 80 atividades.

A equipe é responsável por todas as providências: criação do escopo do evento, contato com órgãos parceiros, reuniões de planejamento, elaboração de convite e placas, levantamento de mailing, envio de convite, pedido de reservas e materiais, testes, montagem do local, planejamento de equipe e funções, confirmação de presenças, elaboração de roteiro e pauta para locução, preparação do mestre de cerimônias, elaboração de nominatas das autoridades e execução do evento.

 

 

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