Divisoria_Relatorio_2_anos.png
cabecalho_paineis_estrategicos_relatorio_2022.png

A Corte estadual mineira investiu no desenvolvimento de painéis estratégicos e estatísticos, nesta gestão, a fim de atender ao mandamento constitucional de uma administração mais transparente e democrática e de instrumentalizar a administração do TJMG com ferramentas que pudessem subsidiar decisões de gestão, tornando-as mais estratégicas e alinhadas às principais diretrizes definidas pela Alta Direção.

Dentro dessa perspectiva, ainda no segundo semestre de 2020, foram criados, disponibilizados e atualizados painéis estratégicos na Rede TJMG, desenvolvidos pelo Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo), por meio da ferramenta Qlik Sense, contendo diversos dados estatísticos afetos à Justiça de Primeira Instância, com o objetivo de apoiar magistrados e servidores do interior na gestão de suas unidades judiciárias.

Já em fevereiro de 2022, foram produzidos painéis estatísticos e estratégicos com números da Justiça de Segunda Instância, abrangendo os anos de 2018, 2019 e 2020. O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional da 2ª Instância (Ceinjur). O objetivo dos painéis é gerar ferramentas para controle e gerenciamento do acervo processual das câmaras por parte dos desembargadores e servidores.

Dados subsidiam decisões da gestão, tornando-as mais estratégicas e alinhadas às diretrizes da Alta Direção (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Como medida de enfrentamento à pandemia, foi também criado, por meio do Qlik Sense, o painel Plano de Retomada - Covid-19, construído para subsidiar as análises e decisões sobre o retorno do trabalho presencial nas comarcas. Foi desenvolvida uma metodologia interna, considerando-se e expandindo os critérios do Plano Minas Consciente, do governo do estado, que possibilitou a implementação do painel.

Por meio da iniciativa, ao longo de todos os 24 meses de gestão, foram avaliadas as condições de risco ao trabalho presencial para comarcas e municípios do Estado e definidas as ações de abertura ou fechamento das comarcas ao público externo e a suspensão/retomada de prazos processuais. Os casos internos também foram acompanhados pelo painel, que se apresentou como uma ferramenta ágil, objetiva e criteriosa para a análise dos fatores de risco relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Outra ferramenta de controle criada nesta gestão foi o painel Projeto Virtualizar, desenvolvido para o acompanhamento das atividades de digitalização e virtualização de processos, subsidiando o planejamento de ações dentro do escopo do Programa Justiça Eficiente (Projef).

Disponibilizado a partir de junho de 2019, na Rede TJMG, por meio da ferramenta Qlik Sense, o painel Limites Orçamentários x Execução apresenta informações relativas ao orçamento institucional, demonstrando a execução orçamentária por exercício financeiro, por unidade orçamentária, por área administrativa (gestora), por classificação econômica da despesa, por credor, entre outros aspectos. Ao longo da atual gestão, o painel foi aperfeiçoado, com atualização diária das informações, automaticamente buscadas no Sistema de Projeção e Execução Orçamentária (Sisorça), aprimoramento de funcionalidades e na apresentação dos dados.

 

 

 

*