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Com o objetivo de dar transparência a suas atividades e aproximar-se dos públicos interno e externo da instituição, o TJMG, por meio de sua Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), publicou cerca de 1,8 mil matérias no Portal e na Rede TJMG, atendeu a mais de mil demandas de jornalistas de meios de comunicação de todo o País, produziu duas edições da publicação multimídia Plural, que requer ampla pesquisa sobre temas relacionados aos direitos em sociedade, e enviou cerca de 350 mil e-mails para veículos e profissionais de comunicação com notícias sobre o Judiciário mineiro.

O programa de televisão Justiça em Questão (JQ) produziu 52 edições, com aproximadamente 300 matérias. Desde a criação, no início de 2005, o JQ já acumula 600 edições, exibidas por emissoras parceiras, como TV Justiça, TV Horizonte e TV Minas, e disponibilizadas no canal do programa no YouTube.

No período, foram ainda produzidas e enviadas 33 matérias para a TV Justiça e produzidos 170 vídeos institucionais. Do total da produção audiovisual, 111 produtos foram publicados no Facebook, com o registro de cerca de 57 mil visualizações. Já no canal do JQ no YouTube, foram publicados quase 5 mil vídeos, com aproximadamente 7,5 milhões de visualizações. Além disso, foram produzidos em torno de 500 podcasts.

Foram produzidos mais de 3 mil informes sobre procedimentos judiciais, extrajudiciais, administrativos, eventos, campanhas e projetos, de interesse dos públicos do TJMG.

O Portal TJMG alcançou, diariamente, mais de 370 mil visualizações de seus conteúdos, nesta gestão. Os serviços oferecidos, virtualmente, foram disponibilizados com ícones e botões de acesso rápido no Portal TJMG, com vistas a uma navegação mais intuitiva para o público. Destacam-se o atendimento de pré-atermação dos Juizados Especiais, o Balcão Virtual e a página “Covid-19”, onde estão concentradas as informações sobre o funcionamento do TJMG durante a pandemia.

Com o objetivo de facilitar a experiência dos usuários na busca dos serviços e informações, foram reformuladas as páginas relacionadas a violência contra a mulher, infância e juventude, conciliação e judicialização da saúde. Foi também criada uma página sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foi criada a conta oficial do TJMG no Instagram. Em apenas três meses, foram mais de 200 stories no Instagram, com quase 200 mil interações e 150 postagens. Mais de 600 posts, que acionaram em torno de 100 mil interações dos usuários, foram publicados no Facebook; e mais 600 posts, no Twitter, tendo sido visualizados em torno de um milhão de vezes.

Nos últimos 12 meses, foram ainda executadas 81 campanhas institucionais, produzidas quase 4 mil peças gráficas — digitais e impressas, como posts para as redes sociais, vinhetas e convites —, criadas 56 marcas e identidades visuais e diagramadas 73 publicações, entre livros, revistas, periódicos, cartilhas e outras peças.

Um total de 70 eventos presenciais e a distância foram organizados pela Ascom. Entre eles estão: posse da nova gestão, posse de desembargadores, palestras no modo remoto, entrega de medalhas, visitas relevantes, missas no saguão da Unidade Sede do TJMG, lives, atividades em comemoração à Semana do Servidor e divulgação e entrega dos presentes da campanha Papai Noel dos Correios.

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Alcançado o primeiro ano de gestão do presidente Gilson Soares Lemes, os desafios estão sendo superados com muito êxito. Em sua missão, a Superintendência de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais continua a fazer o acompanhamento de uma comunicação pública de qualidade, acessível e com transparência, mantendo informados os magistrados, servidores e os cidadãos sobre os trabalhos do Judiciário Mineiro. O conteúdo direcionado tem dado visibilidade constante a práticas bem-sucedidas do Poder Judiciário mineiro no cenário nacional. Programas inovadores na vanguarda de soluções pacificadoras surgem da necessidade de acelerar o desenvolvimento econômico e social e estão sendo acompanhados e divulgados. NÓS SOMOS A ASCOM.

Desembargador José Américo Martins da Costa
Superintendente de Comunicação Institucional

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Neste primeiro ano de gestão, em se tratando do CERP, destaco que na organização de qualquer evento presencial ou por vídeo conferência, até aqueles mais simples, não deixo de considerar que protocolo, cerimonial e etiqueta são, imprescindivelmente, as bases para a realização de qualquer evento institucional como forma de refletir e firmar a imagem positiva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais perante a sociedade.

Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant
Superintendente de Cerimonial Público

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A Assessoria de Comunicação Institucional, de forma dinâmica, criativa, versátil e eficiente, atua de acordo com a missão, visão e valores definidos no Planejamento Estratégico do TJMG. Neste primeiro ano da gestão, para o biênio 2020-2022, a Ascom alcançou números expressivos, como: 1,8 mil matérias no Portal e na Rede TJMG; mais de 1,4 mil publicações nas redes sociais; 300 matérias gravadas para TV; 500 podcasts para o rádio; mais de 80 campanhas institucionais e 70 eventos organizados. Esses são resultados do trabalho realizado pelas equipes de imprensa, relações públicas, publicidade, Portal e Redes, apoiados pelo serviço administrativo da Ascom.

Sérgio Galdino
Assessor de Comunicação Institucional do TJMG

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