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Com o duplo objetivo de atender ao mandamento constitucional de uma administração mais transparente e democrática e de instrumentalizar a administração do TJMG com ferramentas para o adequado gerenciamento da Corte mineira, esta gestão tem investido no desenvolvimento de painéis estratégicos e estatísticos.

Ainda no segundo semestre de 2020, foram criados, disponibilizados e atualizados painéis estratégicos na Rede TJMG, desenvolvidos pelo Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo), por meio da ferramenta Qlik Sense, contendo diversos dados estatísticos afetos à Justiça de Primeira Instância, com o objetivo de apoiar magistrados e servidores do interior na gestão de suas unidades judiciárias.

Já em fevereiro de 2022, foram produzidos painéis estatísticos e estratégicos com números da Justiça de Segunda Instância, abrangendo os anos de 2018, 2019 e 2020. O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional da 2ª Instância (Cienjur). O objetivo dos painéis é gerar ferramentas para controle e gerenciamento do acervo processual das câmaras por parte dos desembargadores e servidores.

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Nesta gestão, foi ainda criado, por meio do Qlik Sense, o painel Plano de Retomada – Covid-19, construído para subsidiar as análises e decisões sobre o retorno do trabalho presencial nas comarcas. Foi desenvolvida uma metodologia interna, considerando e expandindo critérios do Plano Minas Consciente, do Governo do Estado, que possibilitou a implementação do painel.

Por meio dele, são avaliadas as condições de risco ao trabalho presencial para as comarcas e municípios do Estado e definidas as ações de abertura ou fechamento das comarcas ao público externo e a suspensão/retomada de prazos processuais. Os casos internos também são acompanhados pelo painel, que se apresentou como uma ferramenta ágil, objetiva e criteriosa para a análise dos fatores de risco relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Outra ferramenta de controle criada nesta gestão foi o painel Projeto Virtualizar, desenvolvido para o acompanhamento das atividades de digitalização de processos, subsidiando o planejamento de ações dentro do escopo do Programa Justiça Eficiente (Projef).

Destacam-se ainda alterações realizadas no painel Limites Orçamentários x Execução, elaborado para demonstrar a execução orçamentária em face dos valores distribuídos entre as chamadas áreas gestoras de orçamento. Em 2021, ele passou a ser atualizado diariamente e a apresentar informações relativas a exercícios financeiros anteriores.