Divisoria_Cinza_Relatorio_6meses.png

cabecalho_gestao_participativa_relatorio_1ano.png

O TJMG está comprometido com a adoção de uma governança pautada no interesse público, dentro da visão de uma gestão participativa e marcada por princípios como transparência, accountability, sustentabilidade, economicidade, inclusão e ética. Nesse sentido, as rotinas de trabalho vêm sendo repensadas e aperfeiçoadas, com o aprimoramento de processos internos, tendo sempre como foco a atividade-fim da instituição.

O uso racional e eficaz dos recursos humanos e financeiros, em uma perspectiva abrangente e estratégica, direcionam a gestão dos processos. Ações coordenadas foram desenvolvidas, com foco no cumprimento das 15 ações prioritárias definidas no Programa Justiça Eficiente (Projef). Ressaltam-se as iniciativas que estão contribuindo para uma imediata redução do acervo de processos, como os mutirões do Projeto Pontualidade e a expansão do Programa Execução Fiscal Eficiente.

Outra medida que tem o condão de desafogar a Justiça, além de representar importante investimento na cultura do diálogo e da conciliação, é a instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em todas as comarcas mineiras, outra meta do Projef. Até maio de 2021, um total de 240 comarcas já contavam com uma unidade do Centro Judiciário. A média tem sido de cinco novos Cejuscs em Minas, por mês.

Dentro da ótica de uma gestão participativa, o Planejamento Estratégico do TJMG foi desenhado a partir de uma ampla consulta pública, que deu voz a magistrados, servidores, colaboradores e sociedade civil. E as grandes decisões têm sido tomadas a partir de uma construção coletiva, com a criação de grupos de trabalho para debater temas específicos e apresentar propostas.

Gestao participativa 1.jpg

Esforços têm sido empreendidos na modernização da gestão dos investimentos do Tribunal. Foi criado o Núcleo de Governança Financeira (NGF), com o objetivo de subsidiar as decisões relativas às estratégias de investimentos das disponibilidades temporárias de caixa do Tribunal e garantir a integridade e confiabilidade das informações.

Um novo sistema de arrecadação do TJMG está sendo estabelecido, com vistas a modernizar também os controles e os processos relacionados à arrecadação de receitas, aprimorar o atendimento aos usuários externos – partes e advogados – e reduzir os custos com tarifas bancárias. A gestão de créditos também tem merecido atenção, com a conclusão de um projeto nesse campo para padronizar procedimentos relacionados à cobrança administrativa de créditos não tributários sob responsabilidade do Tribunal.

Importantes iniciativas foram adotadas com foco nas superintendências judiciárias da Primeira e da Segunda Instâncias, com impactos positivos nos processos de trabalho, representando melhoria na prestação jurisdicional. A gestão de documentos, bem como a gestão de pessoas, tem permitido melhor racionalização do uso de espaços de acervo de documentos, preservação histórica, divulgação de conhecimento e maior qualificação e aproveitamento da força de trabalho do TJMG.

Foram ainda criados, disponibilizados e atualizados painéis estratégicos na Rede TJMG, por meio da ferramenta Qlik Sense, contendo diversos dados estatísticos afetos à Justiça de Primeira Instância, com o objetivo de apoiar magistrados e servidores do interior na gestão de suas unidades judiciárias.

aspas_1topo_png.png

Nestes primeiros 12 meses de gestão do Presidente Gilson Lemes, destaco a transparência, o dinamismo e a total interação com os colegas desembargadores e demais integrantes deste Tribunal de Justiça.

Desembargador Pedro Aleixo Neto
Superintendente de Relacionamento com outros Tribunais de Justiça

aspas_2baixo_png.png
aspas_1topo_png.png

A Superintendência Institucional deste Tribunal de Justiça de Minas Gerais junto aos Tribunais Superiores e ao Conselho Nacional de Justiça, posso dizer, tem trabalhado diuturnamente junto e em sintonia com a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no interesse do Poder Judiciário Mineiro.

Desembargador Antônio Carlos Cruvinel
Superintendente de Relações com os Tribunais Superiores e o CNJ

aspas_2baixo_png.png