Divisoria_Cinza_Relatorio_6meses.png

cabecalho_incrementoforcadetrabalho_relatorio_1ano.png

A atual gestão do TJMG tem se empenhado em atender a demandas de magistrados e servidores, apesar das dificuldades econômicas impostas pela pandemia de covid-19. Os valores de auxílio-saúde, vale-lanche, auxílio-alimentação e auxílio-transporte foram reajustados, o valor retroativo devido aos servidores em razão da revisão anual de vencimentos (data base) — exercício de 2018 — foi quitado, e o abono de permanência foi incorporado à base de cálculo de férias regulamentares e férias-prêmio.

Em relação ao Sistema dos Juizados Especiais, foram designados juízes leigos para os Juizados Especiais Cíveis, visando não apenas à reposição de vagas, mas também à ampliação do quadro desses importantes auxiliares da justiça, contemplando mais 29 comarcas. Foi também estruturada, em caráter temporário, uma Turma Recursal Exclusiva em Belo Horizonte, para atender ao aumento da demanda de recursos originados dos Juizados Especiais da capital, assim como das Comarcas de Betim e Contagem.

Capital humano.jpg

Foram, ainda, incrementados os recursos humanos da Central de Flagrantes de Belo Horizonte (Ceflag) e foi autorizada a nomeação de 57 oficiais judiciários e cinco comissários da infância e juventude, aprovados no último concurso público do TJMG, para atender às comarcas do interior.

Outro destaque foi a edição da Resolução 945/2000, dispondo sobre nova regulamentação da compensação de dias de crédito decorrentes do exercício da judicatura ou de atividade administrativa, no âmbito da Justiça de Primeira e Segunda Instâncias do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, aprimorando o controle e a gestão de sua concessão.

 

Encontra-se em andamento contrato de cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), visando ao compartilhamento de informações publicadas relacionadas às movimentações, às designações e aos afastamentos de juízes e de desembargadores, para o exercício das funções eleitorais e administrativas, via integração entre sistemas ou troca de relatórios entre os órgãos.

Capital humano 2.jpg

Destaca-se ainda a assinatura de termo de cooperação técnica entre o TJMG e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Por meio do convênio, celebrado em 24 de maio de 2021, estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia da instituição de ensino, sob a supervisão dos professores, poderão atuar em projetos que envolvem o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Uma das frentes de trabalho irá atingir o público interno da Corte estadual mineira, por meio de iniciativas que visem ao aperfeiçoamento da gestão de pessoas. O foco será a qualidade de vida no trabalho, com abordagens que alcancem magistrados, servidores, colaboradores e estagiários. Outro foco do convênio prevê a realização de pesquisas e projetos que visem a contribuir para a elaboração de políticas públicas no campo da saúde, com o objetivo de fortalecer a relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade.


aspas_1topo_png.png

A imensa capacidade técnica do Presidente Gilson Lemes já é por todos conhecida. Entretanto, o que mais me chama a atenção é sua visão humanística, sempre buscando a pacificação social (cito o caso de Brumadinho) e o auxílio aos menos favorecidos (cito o Projeto Canto da Rua, em prol dos moradores de rua na capital.

Cássio Azevedo Fontenelle
Juiz auxiliar da Presidência

aspas_2baixo_png.png
aspas_1topo_png.png

Gerir um quadro de pessoal com 15.293 integrantes ativos, magistrados e servidores lotados nas 297 comarcas mineiras, sempre foi um grande desafio para esta Diretoria, e, maior agora, em tempo de crise sanitária mundial, que nos exige atuação intensa, inovadora e responsiva em todos os setores, mas, em especial, na Gerência de Saúde no Trabalho. Nesse cenário, é gratificante contar, no comando do Judiciário mineiro, com um gestor aberto ao diálogo e que demonstra permanente preocupação em equilibrar o cuidado com a saúde de todos e a qualidade e a celeridade da prestação jurisdicional.

Neuza das Mercês Rezende
Diretora de Administração de Recursos Humanos

aspas_2baixo_png.png