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A Superintendência de Gestão Predial promoveu a harmonização, a integração e a eficiência nas atividades desempenhadas pelas equipes de segurança, limpeza, copa, engenharia e serviços gerais, estabelecendo diretrizes e metas de desempenho no Edifício Sede e no Palácio Desembargador Rodrigues Campos – Palácio da Justiça. Os trabalhos visaram garantir a acessibilidade, o conforto, a eficácia e a segurança das edificações.

Nos últimos 12 meses, as ações incluíram atividades diversas, como o gerenciamento das a limpeza de filtros de condicionadores de ar e a revisão de iluminação e das instalações elétricas de todos os gabinetes e assessorias dos desembargadores. Foi providenciada ainda a poda de árvores em toda a região externa às margens do Edifício Sede e supressão de árvore na área interna do imóvel.

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No Edifício Sede, foi feita também a manutenção preventiva em todos os ralos e sifões das instalações sanitárias, a correção no calçamento da entrada para o G5 e de trinca no piso do elevador da Presidência, o reparo de lâmpadas e de refletor queimados do letreiro “Tribunal de Justiça”, a troca do refletor das bandeiras, que estava queimado, e a manutenção da luminária pendente na recepção. Inspeções de rotina apontaram demandas diversas, prontamente atendidas.

Entre outras medidas, como trocas de iluminação e pinturas de áreas de circulação interna e externa, em pontos diversos, foi feita a limpeza da fachada externa de todo o prédio, a troca das quinas das baias de todos os andares, a adequação de sistema de irrigação em direção ao hotel e a reparação de sofás. Encontra-se sob análise a restauração e a adequação do heliponto, em concordância às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Houve ainda a requisição de serviços de dedetização, a manutenção de elevadores, a emissão de autorizações para uso de espaços internos do TJMG e visitas ao Palácio da Justiça — como parte das atividades do Grupo de Trabalho criado para a elaboração do projeto de preservação do acervo documental histórico e de objetos museológicos sob a guarda do Tribunal —, a coordenação dos projetos de melhorias na infraestrutura dos estacionamentos e a fiscalização de acesso de pessoas e carros às dependências do Edifício Afonso Pena.

No período, figuram também a instalação de placas de sinalização no subsolo, o reparo em pisos do estacionamento, a troca de 267 testes hidrostáticos para mangueiras de incêndio, a recarga de 239 extintores de incêndio, o plantio da espécie pingo de ouro em canteiros no exterior do prédio da Afonso Pena, o reestabelecimento de funcionalidade de sistema de acesso nas catracas do edifício e a verificação de providências em relação ao uso de equipamentos elétricos permitidos para prevenção de incêndios.

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Campanhas também foram realizadas, com foco nos cuidados com o ambiente de trabalho e a segurança patrimonial e na disseminação de dicas sobre ar-condicionado e manutenção, funcionamento dos elevadores, uso obrigatório do crachá, economia de água e energia, período de chuvas e uso de equipamentos elétricos, com ênfase na Rede TJMG. Pesquisa permanente vem sendo feita, por meio de QR Code, sobre e satisfação do público com os serviços de limpeza.

Ao longo de todo o período da pandemia, a Superintendência de Gestão Predial tem tomado iniciativas de prevenção contra a covid-19, diariamente, por meio de orientações para evitar a contaminação, reforçando as medidas de desinfecção das instalações e supervisionando o uso dos equipamentos de proteção pelos funcionários e usuários das instalações do Tribunal, conforme a Portaria Conjunta da Presidência 1.025/ 2020.

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A Superintendência de Gestão Predial agrega diversos setores administrativos e operacionais, permitindo o diálogo e cooperação entre as áreas do TJMG. Essa dinâmica de trabalho faz com que cada colaborador possa apresentar sugestões que permitam o desenvolvimento de trabalhos mais eficientes, visando atender às necessidades práticas da instituição. Como a Superintendência não se limita apenas a reformar, mas também à manutenção de mecanismos coerentes para uma edificação acessível, eficaz e segura, que traga comodidade ao público interno e externo, o trabalho tem atingido diversas frentes – na supervisão, na manutenção, na limpeza e na instalação de itens de segurança, mobilidade e prevenção ao covid-19. O primeiro ano da atual gestão foi profícuo nesse sentido, e seguiremos firmes no trabalho ao longo dos próximos meses desta administração.

Desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini
Superintendente de Gestão Predial

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