Divisoria_Cinza_Relatorio_6meses.png
cabecalho_trabalho_remoto_relatorio_1ano.png

A pandemia do covid-19 criou uma crise que trouxe desafios inéditos para o Judiciário mineiro. Entre as medidas tomadas pelo TJMG para prevenir a disseminação do novo coronavírus, figurou a suspensão do trabalho presencial. A decisão impulsionou a inserção da tecnologia nas rotinas e o trabalho remoto se tornou realidade muito rapidamente para centenas de magistrados e milhares de servidores e colaboradores do Judiciário mineiro.

O teletrabalho já existia no TJMG desde 2016, como projeto experimental, atingindo apenas um número restrito de magistrados e servidores. Mas, diante das inúmeras vantagens apresentadas pelo home office, a Presidência, por meio da Superintendência de Gestão do Trabalho a Distância e de Apoio à Prestação Jurisdicional, elaborou minuta de resolução com os principais parâmetros do teletrabalho para o Tribunal.

Trabalho remoto 1.jpg

Entre as vantagens do teletrabalho identificadas nos últimos meses, estão a melhoria da qualidade de vida de magistrados e servidores; a redução de gastos para o TJMG e o aumento da produtividade na atividade judicial. A elas, somam-se os impactos positivos para o meio ambiente a longo prazo, com a redução do número de pessoas que se deslocam pelas cidades, diariamente, rumo aos edifícios do Poder Judiciário.

aspas_1topo_png.png

O teletrabalho tem recebido atenção especial dessa administração, uma vez que a pandemia forçou a ampliação dessa forma de trabalho e mostrou que ela é possível em maior escala, e com qualidade. Durante a pandemia, os atos processuais realizados ultrapassaram mais de 50% dos atos implementados de forma presencial. Portanto, faz-se necessária sua ampliação. A Superintendência de Gestão do Trabalho à Distância realizou diversas reuniões com os juízes auxiliares, com o setor técnico do TJMG e com os órgãos externos do Judiciário e trabalha na implantação do home office para magistrados e servidores de forma definitiva, o que contribuirá para a eficiência no serviço judiciário. O futuro engloba o trabalho de seus agentes na forma presencial e remota concomitantemente, com ênfase nesta, de forma permanente!.

Desembargadora Sandra Alves de Santana Fonseca
Superintendente de Gestão do Trabalho à Distância e de Apoio à Prestação Jurisdicional

aspas_2baixo_png.png
Trabalho remoto 2.jpg