Divisoria_Dourada_Relatorio_6meses.png

cabecalho_instvaras_relatorio_1ano.png

O TJMG tem investido na instalação de varas especializadas como forma de estabelecer ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos, levando-se em consideração a responsabilidade orçamentária no cenário de dificuldades financeiras. A medida também figura entre as 15 ações estratégicas do Projef, que guiam os trabalhos da alta administração do TJMG, e vão ao encontro de antigas demandas das comunidades diretamente atingidas pelas iniciativas.

Ribeirão das Neves também ganhou nova vara. Durante cerimônia, realizada em 3 de dezembro de 2020, foi instalada a Vara da Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos, que permitirá um atendimento mais qualificado e rápido às demandas empresariais, de fazenda pública e de registros públicos na comarca. A medida irá desafogar as varas cíveis de Ribeirão das Neves, que poderão concentrar seus esforços nos processos que versam sobre outras temáticas.

Not-Ribeirao das Neves-Gilson-Lemes.jpg

A instalação do segundo cargo de juiz na Unidade Jurisdicional Única em Ribeirão das Neves foi outro esforço empreendido pela gestão, para dar vazão à massa de processos que compõe o acervo do Juizado Especial da Comarca de Ribeirão das Neves.

Nesse sentido, foi instalada a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Coromandel. A medida irá contribuir para assegurar a razoável duração dos processos e dar mais agilidade na tramitação dos feitos. A solenidade que marcou a instalação foi realizada em 18 de dezembro de 2020, pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, e reuniu autoridades dos Três Poderes, entre elas, o governador de Minas, Romeu Zema.

Not-coromandel-Gilson-Lemes.jpg

Com a mudança, a Vara Única de Coromandel passou a ter a denominação de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. As ações cíveis e criminais estão sendo distribuídas equitativamente entre as duas varas, que ganham agora especialização, o que trará mais qualificação aos trabalhos. À 1ª Vara caberão os processos e as ações de execução penal; e à 2ª Vara, os feitos relativos à infância e à juventude.