A Central de Registro das Sessões de Julgamento e Administrativa (Cerej), antiga Central de Taquigrafia (Cetaq) do TJMG, também recebeu os sopros de modernização que foram marca desta gestão. A informatização do setor conferiu rapidez e segurança aos procedimentos, agilizou a prestação do serviço e melhorou a qualidade de vida dos taquígrafos.

taquigrafia.jpg
 

Com o uso da tecnologia, o trabalho dos taquígrafos foi profundamente impactado, em especial no que se refere à transcrição dos áudios gravados nas sessões de julgamento, que passou a ser executada de forma totalmente automatizada.

Durante sessão da 2ª Câmara Cível, em agosto de 2018, foi testada a primeira fase de implantação do sistema, desenvolvido a custo zero pela própria Casa, com o mesmo software adotado para as gravações de audiências da Primeira Instância.

Com a novidade, os arquivos de áudio gerados são agora conjugados com as gravações em vídeo, permitindo, assim, a identificação do falante. Esses arquivos são remetidos em tempo real à equipe da taquigrafia, para a transcrição automática por meio da ferramenta Google Speech. O texto gerado é anexado depois ao processo.