reconhecimento_facial.gif
Fotos: Cecília Pederzoli e Mirna de Moura

Uma das mais modernas tecnologias desenvolvidas nos últimos tempos, o sistema de reconhecimento facial para identificação de pessoas tornou-se uma realidade na Justiça estadual mineira, durante esta gestão.

Com a inovação, os sentenciados da Comarca de Belo Horizonte que eram obrigados a comparecer periodicamente ao Fórum Lafayette para informar suas atividades passaram a contar com uma facilidade: eles podem se apresentar à Justiça em qualquer ponto de atendimento definido pelo Judiciário, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O sistema de reconhecimento facial utilizado pelo TJMG, chamado FaceJus, foi desenvolvido para a instituição pela empresa Biomtech Soluções em Tecnologia, em parceria com representantes do Instituto Ajudar.

A medida reduziu o tempo de atendimento para essas situações. Se antes o apenado precisava esperar até quatro horas para cumprir a obrigação, hoje não gasta mais de 30 segundos à frente do computador, com a vantagem ainda de poder escolher o melhor horário para se apresentar.

Pelo sistema, a identificação é feita com apresentação de RG ou CPF, além de autenticação no equipamento por meio do reconhecimento facial. É emitido um comprovante de comparecimento.

Até 30 de abril de 2020, 7.163 apenados já estavam cadastrados no sistema. O registro fica armazenado em um banco de dados, facilitando a emissão de relatórios para os gestores da ferramenta.