Ao longo da gestão 2018/2020, o Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo), por meio da ferramenta Qlik Sense, desenvolveu diversos painéis de controle, que proporcionam à alta administração e aos gestores do TJMG importantes instrumentos para delinear estratégias e qualificar a tomada de decisões.

Execução Orçamentária e Financeira

O painel de execução orçamentária e financeira foi desenvolvido a partir de demanda apresentada pela Coordenação de Controle e Execução Orçamentária (Ceor/Dirfin), para ser utilizado, principalmente, pela própria área financeira e pela Presidência.

A ferramenta demonstra de forma dinâmica e interativa as informações referentes à execução orçamentária e financeira das Unidades Orçamentárias 1031 – TJMG e 4031 – Fundo Especial do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, bem como os dados relacionados à arrecadação de receitas e repasses de recursos.

Também apresenta o percentual do crédito empenhado, o percentual da execução do crédito autorizado, gráfico com o ranking de despesas por credor e por item, o valor cancelado, pago e inscrito em restos a pagar por ano e origem e o percentual de realização da receita.

Entre os benefícios alcançados com a disponibilização desse painel, destacam-se a facilidade de acesso, principalmente pelo aplicativo disponível para utilização pelo celular, a simplificação e agrupamento das informações orçamentárias e financeiras, a facilidade da análise e da compreensão dos dados por meio de gráficos e filtros, a disponibilização de informações atualizadas diariamente e a geração de valor e tempestividade de ações — preventivas e/ou afirmativas.

Força de Trabalho

Construído com o objetivo de auxiliar a Presidência nas decisões relacionadas à admissão e alocação dos estagiários e terceirizados, o painel apresenta a distribuição de magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e cedidos nas comarcas e áreas administrativas do Tribunal.

Por meio do mapa do estado, o painel demonstra de forma unificada a força de trabalho existente, com uma pasta para análise específica dos colaboradores terceirizados.

A ferramenta demonstra também a movimentação processual da vara e/ou comarca (feitos distribuídos, baixas e acervo), além de informações relacionadas à produtividade (quantidade de sentenças, decisões, despachos, processos cadastrados, excluídos e reativados), trazendo a evolução mensal e anual de cada item. Dessa forma, é possível estabelecer correlações entre a força de trabalho existente e a efetiva produção em cada unidade.

Gestão de Contratos

Image1 Image2 Image3

Reunindo todas as informações relativas aos contratos em uma única plataforma, o Painel de Gestão de Contratos é uma solução que facilita a apresentação dos resultados por meio de relatórios e indicadores de gestão. Esse eficaz instrumento de controle dos recursos públicos possibilita à alta administração e aos gestores de contratos do Tribunal tomadas de decisões mais ágeis e eficientes.

Entre suas principais funcionalidades, estão a apresentação de gráficos com o percentual de contratos por gestor, o tipo e o período de vencimento, a análise individual do contrato — com informações como valor atual, despesa paga, vigência, fornecedor/contratado. O painel ainda lista o histórico de termos aditivos e execução contratual, o demonstrativo dos contratos de locação de imóvel por localidade, por meio do mapa do estado, e o ranking dos maiores contratos do Tribunal.

O painel possibilita uma visão global e, ao mesmo tempo, a análise individual dos contratos firmados pelo TJMG, o que facilitou, por exemplo, a renegociação dos contratos de locação, gerando economia de recursos.

Com as informações centralizadas, consegue-se ainda extrair relatórios do próprio painel, possibilitando também a identificação e correção de dados lançados nos sistemas de origem.

Limites Orçamentários x Execução

Elaborado a partir de demanda do Centro de Controle da Execução Orçamentária (Cecoex/Seplag), o painel apresenta o valor limite para empenho disponibilizado a cada área gestora de orçamento do Tribunal, além das respectivas despesas realizadas ao longo do exercício financeiro, detalhadas por elemento-item de despesa, número de empenho, credor e mês, entre outras opções.

O painel permite ainda a visualização, com praticidade, do percentual de execução orçamentária total e de cada área gestora, além da análise individualizada por área, por credor e por empenho, conferindo mais transparência e melhor acompanhamento e controle da execução orçamentária.

Metas Nacionais do Poder Judiciário (CNJ)

Painel de METAS.jpg
 

Desenvolvido a partir de demanda apresentada pela Presidência e pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), o painel permite monitorar, de forma dinâmica, o cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário na Primeira Instância, dando objetividade e praticidade às consultas realizadas.

O painel tem como objetivo fornecer ao usuário informações relevantes e completas sobre o percentual de cumprimento das Metas Nacionais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, facilitando o acompanhamento e a atuação da direção do Tribunal mineiro, da CGJ e das unidades judiciárias.

Entre suas funcionalidades, está a de permitir a verificação do percentual de cumprimento e sua evolução ao longo do ano por unidade judiciária, comarca, segmento, matéria e Região Administrativa da CGJ. O mapa de comarcas indica, por cores, o cumprimento ou não de determinada meta.

Além disso, ele apresenta a listagem de processos pendentes de julgamento para o cumprimento total da meta, permitindo atuação pontual no sentido de baixar o estoque e melhorar o desempenho de cada unidade.