Considerando todos os canais de atendimento com o público, o total de demandas recebidas pela Ouvidoria, de 1º de julho de 2018 até abril de 2020, foi de 19.835. A média foi de 944 por mês, o que reafirma a consolidação do papel do setor como importante instrumento de interlocução entre o Judiciário mineiro e o cidadão.

Em fevereiro de 2020 o canal de atendimento da ouvidoria via WhatsApp foi desativado e substituído pelo novo canal unificado de atendimento do Judiciário mineiro, o “Fale com o TJMG”, que pode ser acessado também pelo celular. A novidade, além de unificar o recebimento das manifestações, trouxe ao atendimento maior segurança, controle e a possibilidade de acompanhamento das demandas.

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Foto:  Cecilia Pederzoli

A criação do novo canal surgiu dentro do pioneiro Programa de Integridade do TJMG, que a Ouvidoria contribuiu para construir. Situado na página inicial do Portal do Tribunal, o novo canal direciona automaticamente as mensagens ao setor competente pelo atendimento, bem como possibilita ao interessado o acompanhamento da tramitação da demanda.

Também nesta gestão, a Ouvidoria do TJMG se fez presente em diversos encontros, entre eles, o I Encontro Nacional das Ouvidorias do Judiciário (Brasília, 09/2018) e o I Encontro de Ouvidores Judiciais (11/2018), em Brasília; o 3º Seminário de Ouvidorias (09/ 2018) e encontros no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (08 e 09/2019), em Belo Horizonte; o 5º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (09/2019), em Natal; e o III Encontro Nacional de Ouvidores Judiciais (03/2020), em Fortaleza.

Acessível por meio de um número de telefone fixo, por meio de formulário dentro do Portal TJMG, presencialmente e pelos correios, a Ouvidoria foi criada em 2012, em atendimento ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que o cidadão envie dúvidas, reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias ao Poder Judiciário.