A partir de estudos técnicos e de esforços que envolveram diversos setores do TJMG, e tendo sempre como norte o Planejamento Estratégico da instituição, novas câmaras e varas foram instaladas nesta gestão e outras tiveram sua competência alterada.

As comarcas contempladas com novas varas foram as de Betim, Barbacena, Contagem, Esmeraldas, Frutal, Ipanema, Nova Serrana, Patos de Minas, São Gotardo, Santa Luzia e Uberlândia.

Além disso, foram instaladas a 8ª Câmara Criminal e a 20ª Câmara Cível do TJMG, e a Comarca de Pará de Minas foi elevada a entrância especial.

estrutura_judiciaria_nova_serrana.gif
Fotos: Mirna de moura  e Robert Leal

O esforço para dar vazão ao grande acervo de feitos que tramitam no Judiciário mineiro resultou na instalação da Comarca de Jaíba, no Norte de Minas, com o desdobramento da Comarca de Manga, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade da região.

Dentro da recomendação de priorização do primeiro grau, o interior também ganhou um reforço, com foco no atendimento a crianças e adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica.

Foram instaladas novas unidades jurisdicionais em Esmeraldas — 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude; Nova Serrana — 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais; São Gotardo — 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude; Patos de Minas — 4ª Vara Cível; e Ipanema — 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude.

Além disso, Contagem, uma das maiores comarcas do estado, passou a contar, em junho de 2019, com uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Inquéritos Policiais.