infog_projeto_virtualizar.jpg
 

Até 31 de dezembro de 2019, 99,98% dos feitos que dizem respeito às matérias urgentes são analisados e distribuídos, na Segunda Instância, em até 24 horas, e 98,70% dos feitos que dizem respeito às matérias não urgentes são analisados e distribuídos em até 48 horas, após o cadastro e a triagem.

Esses são alguns dos resultados nesta gestão do projeto Virtualizar, iniciativa que surgiu com o objetivo de expandir as classes processuais em tramitação exclusivamente por meio eletrônico, na Segunda Instância, bem como promover a automação dos procedimentos na Central de Taquigrafia.

Importantes avanços foram empreendidos nesse sentido: em abril de 2020, 11 comarcas de grande porte, entre elas a de Belo Horizonte, já se encontram com os recursos que aportam na Segunda Instância sendo digitalizados, passando a tramitar eletronicamente.

Além disso, 80% das notas taquigráficas oriundas das sessões de julgamento que ocorrem na Segunda instância já são agora transcritas, revisadas e remetidas aos desembargadores, no prazo de dois dias úteis, após a solicitação.

Projeto Agilizar

 O Virtualizar é um dos macroprojetos da Superintendência Judiciária nesta gestão. Outro deles é o projeto Agilizar, que visa à redução do estoque processual e a agilização da tramitação processual por meio da modernização e atualização dos procedimentos cartorários e judiciais.