Nos dois anos desta gestão, as páginas do Portal TJMG alcançaram mais de 250 milhões de visualizações, o que significa que foram vistas, em média, 350 mil vezes por dia.

Até 31 de março de 2020, nas redes sociais, o conteúdo publicado havia alcançado mais de 4 milhões de visualizações. As 1.282 postagens do TJMG no Facebook tiveram 2.291.251 acessos. No Twitter, o conteúdo postado — um total de 1.102 posts — foi visualizado 1.853.338 vezes.

Do início da gestão até fevereiro de 2020, o “Fale Conosco” atendeu a mais de 12 mil mensagens de usuários, até ser substituído pelo novo canal de relacionamento com o público externo criado neste biênio, o “Fale com o TJMG”. Apenas o “Fale com a Presidência” respondeu a 1.140 mensagens.

No início da pandemia da covid-19, em março de 2020, o TJMG criou uma página em seu portal, para facilitar a consulta dos usuários sobre o plantão extraordinário instituído nesse período — respostas às perguntas mais frequentes, notícias, informes e um compilado de todos os atos normativos sobre o tema publicados pela instituição.

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Fotos: Mirna de Moura e Cecília Pederzoli

Uma iniciativa inédita e histórica no Judiciário mineiro foi implementada nesta gestão: o convênio entre o TJMG e a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). A novidade contribuiu para que informações sobre as principais ações, decisões e projetos da instituição chegassem a um maior número de cidadãos do estado.

Com a cooperação, celebrada em julho de 2019, as matérias de televisão e rádio produzidas pelo Centro de Imprensa (Ceimp) da Assessoria de Comunicação do TJMG passaram a ser reproduzidas no portal da Amirt e divulgadas por canais de comunicação da entidade, podendo ser reproduzidas pelas quase 400 emissoras de rádio e TV associadas à entidade e espalhadas por todas as regiões do estado.

O setor de imprensa atendeu a centenas de demandas de veículos da mídia tradicional e alternativa de todo o País, informando-os sobre processos em andamento, decisões judiciais e aspectos institucionais. Podcasts diários foram criados e inúmeras matérias alimentaram diariamente o Portal TJMG.

As notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação foram disparadas e entregues, em média, 350 mil vezes a endereços eletrônicos de veículos e profissionais de comunicação.

As notícias foram turbinadas com conteúdo multimídia: vídeos e áudios, além de álbuns no Flickr, conteúdo que o usuário pode baixar e usar livremente. Além disso, reportagens especiais também foram produzidas em 14 edições do Plural TJMG, publicação multimídia do TJMG sobre temas afetos ao universo da Justiça.

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Fotos: Mirna de Moura e Cecília Pederzoli

Justiça em Questão

O Justiça em Questão (JQ), programa de TV da Casa, ultrapassou as 500 edições, nesta gestão. A equipe produziu 544 no total, até 21 de março de 2020, semana em que o Judiciário mineiro suspendeu o expediente presencial, mantendo-o apenas para medidas urgentes, em função da pandemia do novo coronavírus.

Em 2019, a equipe que produz o programa foi ampliada, o TJMG e a TV Alterosa firmaram uma cooperação técnica para troca de experiências entre os profissionais na área de produção televisiva, e um estúdio de TV foi criado no Edifício Sede do Judiciário mineiro.

A equipe de TV produziu ainda dezenas de vídeos institucionais sobre as principais iniciativas do Judiciário mineiro e, face à pandemia da covid-19, divulgou diariamente vídeos sobre a rotina de magistrados e servidores durante o trabalho remoto, mostrando que a Justiça não parou.

O JQ é atualmente veiculado na TV Justiça, Rede Minas, TV Horizonte e canais de vários municípios do interior de Minas, além de ser disponibilizado no YouTube. Em abril de 2020, o canal do JQ contava com cerca de 11.500 inscritos e mais de 7 milhões de visualizações totais.

O programa registrou nesta gestão telespectadores em países diversos: Portugal, EUA, França, Itália, Argentina, Angola, Moçambique, México, Espanha, Colômbia, Rússia, Japão, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Paraguai, Polônia, Canadá, Turquia, Bolívia, Arábia Saudita, Chile, Índia, Romênia, Uruguai e Ucrânia.

Aproximação com o público

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Fotos: Mirna de Moura, Cecília Pederzoli e Robert Leal

Ao longo desta gestão, o Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp) do TJMG, por meio do programa Conhecendo o Judiciário, recebeu, até fevereiro de 2020, um total de 7.370 alunos e realizou mais de cem eventos. A iniciativa, que tem por missão aproximar a Justiça da sociedade, completou duas décadas de existência em 2019.

Nesta gestão, foi inaugurada ainda a Feira Cidadania Solidária, parceria entre o TJMG e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A iniciativa passou a acontecer durante uma semana de cada mês, em espaços do Judiciário mineiro, na capital, reunindo como expositores pessoas atendidas por programas sociais da PBH.

Foram realizadas, até fevereiro de 2020, 19 edições do Intervalo Cultural, que propiciaram a integração entre os públicos interno e externo da instituição, e 17 do Cineclube TJ, que une a exibição de obras marcantes da história do cinema à discussão de alto nível sobre os temas abordados pelos filmes.

Do início da gestão até fevereiro de 2020, 80 campanhas de relações públicas e publicidade foram realizadas ou estavam em andamento. Entre elas, duas edições do Papai Noel TJMG, campanhas especiais de combate ao assédio moral, a adesão às mobilizações nacionais do Outubro Rosa e do Novembro Azul, a campanha Lacre do Bem e três edições da Semana Justiça pela Paz em Casa.

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Fotos: Robert Leal e Eric Bezerra

Programações variadas marcaram ainda duas edições da Semana do Servidor no Judiciário mineiro, com música, teatro, cinema, exposições e a tradicional homenagem aos servidores com mais de 30 anos de atuação no TJMG.