cabecalho_solucoes_tecnologicas.png

A gestão para o biênio 2022/2004 mantém de maneira vigorosa o investimento em novas soluções tecnológicas e o aprimoramento de sistemas, dentro dos esforços para o constante aprimoramento do Judiciário mineiro.

Projeto Sijud 2.0

Em 12 de setembro de 2022, foi apresentado o projeto de reestruturação do Sistema de Informações Estratégicas do Judiciário (Sijud 2.0), pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), em parceria com o Centro de Estatística Aplicada à Justiça de Primeira Instância (Cejur), o Centro de Informação Institucional (Ceinfo) e o Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância (Ceinjur).

O Projeto Sijud 2.0 visa ao redesenho da atualização da informação judicial, tendo como objetivo a disponibilização mais célere dos dados estatísticos mais relevantes e em menor periodicidade, para melhor apoio aos magistrados e serventuários do TJMG.

Ambiente em nuvem

Em uma decisão que optou pelo que há de mais moderno no mercado, em termos de estratégia de tecnologia da informação, a Dirfor realizou, em 5 de setembro de 2022, a transferência do armazenamento de dados do Portal TJMG para o ambiente em nuvem — diferente do armazenamento até então existente, feito em servidores (equipamentos) físicos.

Para os usuários, a mudança representou a garantia de acesso contínuo ao Portal do TJMG. Além da disponibilidade permanente do serviço, ainda que a infraestrutura da instituição passe por instabilidades, a novidade representa mais segurança, escalabilidade, economia de recursos humanos e financeiros para a instituição, entre outros benefícios.

Sistema de Intimação de Sociedade de Advogados.

83 - Sistema de Intimacao de Sociedade de advogados..jpg

Em uma medida que representa uma significativa mudança no sistema de intimações, o TJMG anunciou, em 5 de outubro de 2022, a implantação de um novo Sistema de Intimação de Sociedade de Advogados. Iniciativa pioneira, no âmbito do Poder Judiciário nacional, a nova ferramenta possibilita que advogados sejam intimados em um determinado processo, não mais pelo número de cadastro na Ordem dos Advogados do Brasil, mas pelo CNPJ da sociedade de advogados da qual fazem parte, dispensando a necessidade de alteração em procurações junto ao TJMG, em caso de falecimento de operadores do Direito ou desligamento do profissional da empresa.

Robotic Process Automation

Em parceria com o Laboratório de Inovação do TJMG (UAILab), a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a Corregedoria-Geral de Justiça, a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) está desenvolvendo soluções computacionais do tipo Robotic Process Automation (RPA) voltadas para o sistema PJe. O primeiro robô que entrará em produção é o RJ03.

Modernização dos plenários

85 - Plenario. Foto Juarez Rodrigues.jpg

Foram empreendidas diligências também para a modernização tecnológica dos sistemas de áudio, vídeo e da infraestrutura dos plenários instalados no Edifício Sede do Tribunal mineiro, em Belo Horizonte. O objetivo é a realização de sessões de julgamento presenciais, híbridas e remotas. O projeto é conduzido pela Dirfor e pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial, sob a gestão da 1ª Vice-Presidência.

Aspas de Cima_Relatorio de Gestao.png

"Nosso foco inicial tem sido em qualidade, investindo na disponibilidade e estabilidade dos sistemas, especialmente do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que em breve será implantado da na 2ª Instância, consolidando-se como a principal ferramenta de trabalho dos magistrados e servidores  do TJMG. Além disso, estamos trabalhando em projetos estruturais relevantes, como a melhoria do nossos parques tecnológicos, de infraestrutura de bancos de dados, redes e centrais de processamento. Trata-se de condição essencial para que possamos dar um passo além e investir em melhorias, como novos sistemas e ferramentas, além da inovação tecnológica"

Aspas Abaixo_Relatorio de Gestao.png

86 - Desembargador Andre Leite Praca. Foto Riva Moreira.jpg

Foto: Riva Moreira

Superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça

Aspas de Cima_Relatorio de Gestao.png

"Nestes primeiros seis meses de gestão, conseguimos iniciar uma séria de projetos na área de tecnologia. Estamos trabalhando em diversas frentes, priorizando a estabilidade dos sistemas atuais, e também fazendo investimentos para melhoria na sustentação dos sistemas, como o projeto de migração do nosso ambiente tecnológico para nuvem híbrida, além de projetos de renovação do parque tecnológico e mesmo projetos de inovação. E, apesar do curso tempo, já conseguimos fazer algumas entregas relevantes de projetos já iniciados nesta gestão, como o robô de automação de processos de trabalho no Pje. Estamos muito confiantes de que muitos dos projetos iniciados nesta gestão serão entregues já no ano de 2023"

Aspas Abaixo_Relatorio de Gestao.png

81.1 - Juiz auxiliar Rodrigo Martins Faria. Foto Mirna de Moura.jpg

Foto: Mirna de Moura

Juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria, coordenador da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e do UAILab