cabecalho_gestao_de_estagios.png

Nos primeiros 180 dias da gestão 2022-2024, foram admitidos mais de 2.200 estagiários no Judiciário mineiro. No final do mês de novembro de 2022, realizava-se seleção pública de estágio de graduação on-line, a qual contempla, além da capital, as 17 maiores comarcas do TJMG, com inscrições de mais de 5 mil candidatos.

No período, foi organizada, também, a primeira seleção pública de pós-graduação on-line diretamente pela Coordenação de Seleção e Acompanhamento de Estagiários/ Gerência de Estágio e Concursos (Coest/Gescon), com solução informatizada desenvolvida pelo Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (Ceted), em parceria com os Juízes da capital, que elaboraram as questões, analisaram os recursos e corrigiram a questão discursiva.

Importantes melhorias foram implementadas pela Coest, destacando-se a consolidação do novo fluxo de envio de dados ao eSocial, por meio de eventos periódicos e não periódicos, em que são transmitidas informações referentes ao pagamento e à frequência dos estagiários.

Outra inovação importante foi o início do desenvolvimento do Portal de Estágio na Intranet, que possibilitará o registro eletrônico da frequência pelos estagiários que atuam na Capital e nas comarcas do interior, além de viabilizar a gestão e o controle da frequência diretamente pelos supervisores de estágio.

Além dessa novidade, destaca-se o desenvolvimento de painéis de controle de vagas de estágio, pelo Qlik Sense, que possibilitará a visualização da situação das vagas de estágio autorizadas nas comarcas, além de permitir consultas diretas a esses dados, pela Direção da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Em relação à gestão documental do estágio, foi realizada a conclusão do processo de conferência do relacionamento de pastas híbridas pela equipe da Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (Gedoc), finalizando-se a listagem de transmissão de documentos ao arquivo central, o que possibilitará a redução, em cerca de 70%, do arquivo físico/híbrido da Coest.

Ainda no período considerado, houve avanço dos estudos relativos à contratação de Agente de Integração de Estágio, como nova solução para a gestão administrativa do Programa de Estágio do Tribunal, garantindo a sua sustentabilidade e expansão. Nesse sentido, foi preparado Edital de Consulta Pública com o intuito de prospectar o mercado de possíveis soluções aptas a atender aos interesses públicos tutelados pelo Tribunal.