cabecalho_acessibilidade_e_inclusao.png

Em observância aos princípios da igualdade, da dignidade da pessoa humana, da liberdade, e, sobretudo, da acessibilidade, o Judiciário mineiro tem atuado em várias frentes, a fim de propiciar e estimular um ambiente inclusivo, justo e igualitário, com o menor número de barreiras possível, aos portadores de deficiência. Nesse sentido, nos primeiros seis meses da atual gestão o TJMG instaurou a Comissão de Acessibilidade e Inclusão, por meio da Portaria 5.756/PR/2022, em 22 de agosto de 2022.

Já em 6 de outubro de 2022, foi realizada a primeira reunião do colegiado, quando foi apresentado o Relatório de Acessibilidade e Inclusão 2021, elaborado para enfatizar o disposto na Lei 13.146/ 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e para acompanhar os indicadores de acessibilidade estabelecidos na Resolução CNJ 401/2021, dispondo-se a solucionar os processos de exclusão vivenciados por pessoas com deficiência.

Durante a reunião, além da exposição de dados diversos, foi ressaltada a importância dos recursos de acessibilidade comunicacional, a exemplo da audiodescrição, bem como das ações estratégicas já implementadas pela Comissão, como o curso de libras e o desenvolvimento de estudos, pela Gerência de Acompanhamento e Gestão de Serviços Gerais (Geseg), com escopo de inclusão de cláusulas de acessibilidade nos contratos. Abordou-se também a dificuldade na implementação de adaptações no Anexo I do TJMG e em outras edificações, por se tratarem de prédios históricos e tombados.

Ouvidoria acessível em libras

Entre os avanços já conquistados nas áreas de acessibilidade comunicacional, tecnológica, urbanística e arquitetônica, pelo Judiciário mineiro, está o fato de a Ouvidoria, setor que integra o canal de comunicação unificado “Fale com o TJMG”, já dispor de acessibilidade em libras e prestar atendimento telefônico ou presencial, em local equipado com rampas de acesso.

Barra de acessibilidade no Portal TJMG

O Portal TJMG foi aperfeiçoado, a fim de facilitar o acesso às informações e serviços na internet, independentemente da tecnologia de navegação e dos dispositivos utilizados. Em sua parte superior, há uma barra de acessibilidade com os principais atalhos de navegação pelo teclado, além da opção para alterar o contrataste e o mapa do site. O Portal disponibiliza ainda o recurso VLibras, que permite a interpretação de informações, notícias, informes e páginas institucionais redigidas na língua portuguesa para a linguagem em Libras.

Acessibilidade urbanística e arquitetônica

64 - Acessibilidade urbanistica e arquitetonica. Foto Juarez Rodrigues _2_.jpg

Foto: Juarez Rodrigues

No que se refere à acessibilidade urbanística e arquitetônica, o TJMG acompanha as orientações do CNJ e vem adequando seus prédios aos requisitos da legislação competente, de forma a remover barreiras físicas e arquitetônicas. Nas edificações, são instalados elevadores e/ou plataformas específicos, rampas, guarda-corpos e corrimãos, banheiros aos portadores de necessidades especiais, balcões de atendimento e bebedouros acessíveis, circulações e portas acessíveis ao cadeirante. Obras destinadas à melhora da sinalização, com implantação de placas em braile e piso tátil, têm sido também realizadas.

Plano de ação para 2022/2024

A Comissão definiu também uma proposta do plano de ação para o biênio 2022/2024, que contempla a inclusão de cursos sobre o tema, bem como de capacitação em normas de acessibilidade digital para servidores da unidade de tecnologia da informação e de capacitação em normas de acessibilidade urbanística e arquitetônicas para servidores da unidade de engenharia e/ou arquitetura; e a oferta de capacitação em sistemas para deficientes visuais; a inclusão de campanhas de sensibilização.

A proposta inclui ainda o estudo do custo para contratação de profissional intérprete e tradutor de libras para os eventos; a oferta de capacitação de libras para pelo menos um servidor das comarcas maiores, viabilizando o atendimento do público interno e externo; a implementação de piso tátil nas edificações do TJMG; o estudo da possibilidade de inserção de cláusulas de acessibilidade e inclusão nos contratos firmados; a inclusão, no formulário de acompanhamento de servidores com deficiência proposto pela Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat), de campo para sugestão de necessidade de cada um dos integrantes do público alvo.

Destaca-se ainda a atuação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão em um caso concreto referente ao requerimento de separação de vaga de garagem especial na unidade situada na Avenida Raja Gabaglia, 1753, Bairro Luxemburgo.

Aspas de Cima_Relatorio de Gestao.png

A atual gestão deste sodalício, presidida pelo eminente desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, é, indubitavelmente, muito competente e proativa. A Superintendência de Acessibilidade e Inclusão integra a aludida gestão e caminha junto com as propostas da mesma, se mostrando participativa e propositiva. Na oportunidade, destaco importante conquista da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, consistente na instalação de painel de monitoramento no Qlik Sense, destinado ao acompanhamento das variáveis pormenorizadas no Relatório de Acessibilidade e Inclusão 2021

Aspas Abaixo_Relatorio de Gestao.png
65 - Desembargador luiz Artur Rocha Hilario..jpg

Superintendente de Acessibilidade e Inclusão, desembargador Luiz Artur Rocha Hilário