cabecalho_agenda_2030.png

Incentivar, promover, contribuir, estimular, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas, às ações e aos projetos implementados na instituição que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com esse objetivo, o Núcleo Socioambiental e o Laboratório de Inovação (UAILab) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais criaram o Certificado Agenda 2030.

A certificação busca ainda fomentar o desenvolvimento sustentável e econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, em alinhamento aos ODS. A iniciativa deverá também propiciar a criação de um “Banco de Boas Práticas”, que servirá para disseminação na instituição e de inspiração/exemplo para outros órgãos.

Composta por 17 ODS e 169 metas, a serem atingidos até 2030 por meio de ações específicas, a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável foi um compromisso assumido pelos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), durante Assembleia Geral, em 2015. A convenção se estende a todos os setores da sociedade global: empresas públicas e privadas, ONGs, governos, lideranças políticas, ativistas e sociedade civil, impactando diretamente as metas traçadas, anualmente, para o Poder Judiciário nacional.

ODS_ONU.png