Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Conheça a 1ª Vice-Presidência

Em 1º de julho de 2022, entraram em exercício os magistrados eleitos para os cargos de direção do TJMG do biênio 2022-2024. As funções do Primeiro Vice-Presidente são exercidas por um desembargador eleito para um mandato de dois anos. A seguir conheça mais sobre atribuições, estrutura e funcionamento da Primeira Vice-Presidência e seus órgãos subordinados.

 

  • A Juíza de Direito Mônica Silveira Vieira, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Contagem, foi designada para auxiliar os trabalhos da Primeira Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, no período de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2024. (Portaria 5.645/PR/2022).

    Portaria nº 15/2022 delega competência à juíza auxiliar da 1º Vice-Presidência.

  • O primeiro vice-presidente exerce a Superintendência Judiciária e promove a uniformização de procedimentos, na tramitação dos feitos no Tribunal. Cabe a ele a função de exercer a presidência, no processamento dos recursos ordinários, especiais e extraordinários e dos agravos contra suas decisões, interpostos perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça, no tocante aos processos julgados pelas 1ª a 8ª câmaras cíveis e pelo Órgão Especial. É sua atribuição também conceder ao presidente do Tribunal, em casos previstos no regimento, licença, férias, aposentadoria ou outra vantagem a que tiver direito – além de distribuir e autorizar a redistribuição dos feitos administrativos ou judiciais.

     

  • O desembargador Evandro Lopes da Costa Teixeira foi designado para exercer a função de Superintendente-Adjunto da Superintendência Judiciária do TJMG, no período de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2024.

    O cargo de superintendente judiciário é ocupado pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

     

    As atribuições específicas da Superintendência Judiciária são:

    • acompanhar resultados obtidos, nas diversas Superintendências dos cartórios, para identificar oportunidades de melhoria e encaminhar demandas de recursos e meios necessários ao alcance das metas estabelecidas;
       
    • administrar os cartórios de Recursos a Outros Tribunais e o de Feitos Especiais
       
    • presidir o Comitê Técnico para Padronização da Gestão Judiciária na 2ª instância
       
    • assegurar as publicações inerentes à prestação jurisdicional no Diário do Judiciário

     

    Saiba mais sobre a SUPERINTENDÊNCIA JUDICIÁRIA

  • O Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) é uma unidade administrativa do TJMG, vinculada à 1ª Vice-Presidência, e foi criado para melhorar a gestão processual através do incentivo à uniformização dos procedimentos decorrentes da aplicação de repercussão geral e do julgamento de casos repetitivos.

    O trabalho do Nugep amplia a segurança jurídica das respostas que os magistrados oferecem à sociedade e aperfeiçoa as condições de trabalho. Desta forma, o tempo que os juízes teriam que dedicar à pesquisa dos casos passa a ser usado na análise de casos singulares e complexos.

    Acesse a página do NUGEPNAC para informações relativas aos Precedentes Qualificados.

     

  • A Diretoria Executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup) tem como objetivo assegurar o atendimento aos requisitos formais e legais à tramitação dos processos, de forma transparente, para garantir à sociedade o acesso a informações.

     

    São atribuições específicas da Dirsup:

    • assegurar o alcance dos resultados esperados, nas ações inerentes à estruturação processual, distribuição e autuação, controle e informação processual;
       
    • oferecer subsídios à atuação do Comitê Técnico de Padronização da Gestão Judiciária na 2ª Instância;


    A Dirsup edita ainda o Manual de Normas e Procedimentos da Área de Suporte à Prestação Jurisdicional. Ele é continuamente revisado e atualizado, em função de alterações legislativas, ou novos fluxos setoriais e intersetoriais.

     

    Sugestões de alterações e correções poderão ser encaminhadas para o e-mail dirsupassessoria@tjmg.jus.br.

  • A Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad) tem como objetivo assegurar a permanente atualização e disseminação das normas e dos padrões definidos e aprovados para a gestão judiciária de 2ª Instância, em compatibilidade com as práticas e as normas legais relacionadas aos processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional, assim como manter o acompanhamento dos resultados frente às metas estabelecidas para as superintendências e suas respectivas gerências.
     

     São atribuições específicas da Sepad: 

    • assegurar o planejamento e desenvolvimento da padronização no âmbito da Sejud, em consonância com o Sistema de Padronização Organizacional e com o assessoramento metodológico do Centro de Padronização e Qualidade da Seplag, com vistas à atualização permanente das normas e dos padrões e ao alcance dos resultados esperados na prestação jurisdicional;
       
    • viabilizar recursos que garantam aos servidores das unidades organizacionais que integram a Secretaria a permanente atualização e utilização das normas e dos padrões estabelecidos;
       
    • acompanhar, por meio de indicadores de desempenho, os resultados alcançados pelas áreas da Sejud, em decorrência da implantação das normas e dos padrões, considerados seus objetivos e metas;
       
    • apresentar mensalmente, ao superintendente de sua área de atuação, os resultados alcançados frente às metas estabelecidas, devidamente medidos e analisados, assim como as medidas corretivas propostas, quando for o caso;
       
    • pronunciar-se, quando houver solicitação do superintendente judiciário, sobre questões técnicas inerentes às atividades da Superintendência.


    A Sepad tem ainda como objetivos articular ações para o desenvolvimento e aprimoramento da padronização dos processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional, em consonância com o Sistema de Padronização Organizacional, assim como a disseminação das melhores práticas junto às diversas câmaras do Tribunal, por meio dos gestores dos cartórios e demais áreas da Sejud.
     

    No que tange à padronização dos processos de trabalho, são atribuições da Sepad: 

    • interagir com as diversas áreas subordinadas à Sejud do Tribunal, por meio dos seus gestores, com vistas ao desenvolvimento e à avaliação sistemática das normas e padrões inerentes à prestação jurisdicional;
       
    • identificar necessidades de aperfeiçoamento e reorganização de processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional e da preparação de propostas de aperfeiçoamento;
       
    • conduzir as ações para o desenvolvimento da padronização organizacional, no âmbito das câmaras do Tribunal, por meio dos respectivos cartórios e das demais áreas subordinadas à Sejud, em compatibilidade com o Sistema de Padronização Organizacional, com vistas ao alcance dos resultados esperados;
       
    • assegurar o controle e orientar o uso racional, otimizado e padronizado de formulários impressos e em meio eletrônico pelas diversas áreas da Sejud, considerados os seus processos de trabalho;
       
    • assegurar que os manuais destinados a orientar os servidores, quanto às normas e procedimentos a serem observados na prestação jurisdicional da 2ª instância, guardem consonância com as normas e padrões estabelecidos e com o Sistema de Padronização Organizacional;
       
    • assegurar o aperfeiçoamento das premissas básicas inerentes aos processos de trabalho de sua área de atuação;
       
    • subsidiar a área de Informática para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, com vistas a agilizar e racionalizar os processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional;
       
    • identificar processos críticos que possam comprometer o alcance das metas estabelecidas com vistas a promover a revisão das normas e dos padrões, ou propor outras medidas corretivas;
       
    • propor atos normativos para assegurar a legalidade das alterações de padrões, de acordo com o Sistema de Padronização Organizacional.

     

    A Sepad ainda tem como objetivo organizar, consolidar, atualizar e disseminar informações gerenciais necessárias ao acompanhamento de indicadores de resultados inerentes à prestação jurisdicional de 2ª instância, de modo a subsidiar o planejamento e a gestão da prestação jurisdicional. Assim, a Sepad:

    • orienta as diversas áreas da Sejud do Tribunal, para o acompanhamento e análise dos resultados alcançados, por meio dos indicadores de desempenho, frente as metas estabelecidas;
       
    • garante a integração, a consistência e a atualização dos dados disponíveis, assim como a compatibilidade das formas de consolidação e o acompanhamento dos indicadores de desempenho das diversas áreas da Sejud, por meio da interação com os respectivos dirigentes;
       
    • promove a disseminação de indicadores de desempenho, por meio da implantação da gestão à vista, para subsidiar as atividades dos diversos cartórios, em compatibilidade com o padrão estabelecido pela Seplag;
       
    • produz relatórios gerenciais referentes aos resultados alcançados pelas diversas câmaras e outros demandados, de modo a subsidiar a atuação da Sepad nas avaliações e na proposição de políticas, estratégias, padrões e critérios a serem adotados pela Sejud;

     

    Informativo Habeas verbum

  • O objetivo das Tabelas Processuais Unificadas é a padronização da nomenclatura e das atividades relacionadas ao andamento processual para melhor prestação jurisdicional.

     

    Foram criadas três tabelas:

     

    Tabelas de Assuntos Processuais
    Padronizam nacionalmente o cadastramento das matérias ou temas discutidos nos processos. Alguns exemplos de categorias por assunto são: direito civil, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor - entre outros. Para o magistrado, o cadastramento por assunto possibilita maior gerenciamento de pauta, podendo concentrar assuntos específicos e saber quais são as matérias que estão sendo mais discutidas e quais geram mais recursos para instâncias superiores.

     

    Tabelas de Classes Processuais
    Usadas para classificar o procedimento tomado pela parte na petição inicial. São cinco as categorias: 1 – Juizados da Infância e Juventude; 2 – Procedimentos administrativos; 3 – Processo Civil e do Trabalho; 4 – Processo Criminal; 5 – Superior Tribunal de Justiça.

     

    Tabelas Unificadas de Movimentos
    Registram as rotinas e procedimentos dos atos processuais que envolvem o processo, tempo de tramitação, resultados dos julgamentos, entre outros. O primeiro nível é composto pelas categorias “magistrado” (decisão ou despacho e julgamento) e “serventuário” (arquivista, contador, distribuidor, escrivão/diretor de Secretaria/secretario jurídico e oficial de justiça).

     

    Saiba mais sobre sobre as TABELAS CNJ

  • Gabinete da Primeira Vice-Presidência – Gavip1
    Av. Afonso Pena, 4.001, Serra
    (31) 3306-3033 - gavip1@tjmg.jus.br