Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove 3º Encontro Gerencial da Superintendência Judiciária

Evento contou com várias palestras que abordaram o tema "Entre o Servidor, o Líder e o Gestor"


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O 3º Encontro Gerencial da Sejud foi realizado no salão do Tribunal do Júri, Edifício Sede do TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta segunda-feira (10/4), o 3º Encontro Gerencial da Superintendência Judiciária (Sejud), que abordou o tema “Entre o Servidor, o Líder e o Gestor”. O evento, realizado em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), ocorreu no TJMG, em Belo Horizonte.

O objetivo do encontro é capacitar os participantes a reconhecer os elementos necessários para exercer a liderança de forma adequada, democrática e motivadora, de acordo com o planejamento estratégico do Poder Judiciário nacional, sob a perspectiva sistêmica, estruturada e participativa.

A Mesa de Honra do evento foi composta pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, que está no exercício da Presidência do tribunal ; pelo 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; pela juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira; pela diretora executiva da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Cátia Lalucia de Rezende; pela diretora executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), Marina Nazareth de Lima; e pela assessora da 1ª Vice-Presidência, Roberta Inácio Maia.

Técnicas e ideias

Mais de 100 servidores, entre gestores e cartórios da 2ª Instância e gerentes de áreas administrativas da 1ª Vice-Presidência, acompanharam a abertura do evento, que ficou a cargo do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas. Ele agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do encontro para aprimoramento de técnicas de gestão.

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Mais de cem gestores da 2ª Instância se inscreveram para o 3º Encontro Gerencial (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“Nosso encontro tem por objetivo fornecer aos servidores os instrumentos, técnicas e ideias que vão permear a atuação de cada um no contexto do Judiciário. O Tribunal deve ser visto como uma unidade, sendo composto por desembargadores que têm poder de decisão, mas que devem respeitar o corpo técnico de servidores que são muito preparados para nos auxiliar na execução da nossa atividade fim, que é julgar os conflitos, celebrar acordos e autocomposições, e uma série de medidas judiciais”, disse o desembargador Alberto Vilas Boas.

Segundo o 1º vice-presidente do TJMG, o tema abordado no evento é muito importante, pois trata da gestão e do papel dos líderes no processo de trabalho. “Um líder deve ser uma pessoa insatisfeita positivamente, ou seja, sempre deve encontrar soluções para as dificuldades, para as situações complexas do dia a dia. Temos que estabelecer uma cultura de escuta e de diálogo, pois só assim conseguiremos construir um projeto coletivo de trabalho”, frisou.

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O evento foi aberto pelos desembargadores Alberto Vilas Boas e Renato Dresch (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Ambiente humanitário

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch, saudou a todos os presentes e falou sobre a importância de se criar dentro do Tribunal boas relações entre magistrados, servidores e demais colaboradores.

“Os gestores líderes devem conhecer bem o seu papel para que tenhamos um ambiente humanitário dentro da nossa atividade profissional. Liderança que deve ser realizada de forma adequada, democrática e motivadora, sempre em consonância com o planejamento estratégico do Poder Judiciário Nacional. Cada um de nós tem uma função específica e, se soubermos respeitar estas funções, poderemos construir uma relação respeitosa e humanitária. E isso o gestor deve sempre entender, respeitando as funções de cada um”, disse.

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Uma das palestras foi ministrada pela diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária, Cátia Lalucia (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Palestras

As palestras foram ministradas pela diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Cátia Lalucia de Rezende, que abordou o tema “O que distingue um servidor especialista de um gestor”; pelas servidoras do Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de Segunda Instância (Ceagesi), Rosane Brandão Bastos e Vívian Lúcia Vieira, que falaram sobre “Competências Gerenciais Fundamentais”; pela coordenadora da Central de Registro das Sessões de Julgamento e Administrativas (Cereg), Vitória Brito Goulart, que ministrou palestra sobre “Liderança, Escuta e Engajamento”; pela gestora do Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de Segunda Instância – Ceagesi, Samara Valamiel Pedroso Andrade, que abordou o tema “Estilos de Liderança e seus Impactos sobre a Gestão”; e pela juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira, que finalizou o evento com a palestra “O Lugar do Gestor na Instituição”.

A ação educacional ainda terá quatro encontros gerenciais presenciais ao longo de 2023, cada um com tema e docentes específicos, sendo ações independentes com inscrição e certificação próprias, de acordo com as regras disciplinadas pela Portaria da Presidência 1409/PR/2022.

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