TP_Plural-01.png

PLURAL TJMG

Plural é uma publicação virtual do TJMG que tem a diversidade como referência. A palavra "plural" vem do latim pluralis, que significa mais de um. As matérias são construídas a partir de uma pluralidade de temas, de vozes, de profissionais e de linguagens.

- Pluralidade de vozes: entrevistas com fontes diversas - magistrados, servidores, profissionais do direito, da saúde, das ciências humanas etc. - e personagens de histórias interessantes, que buscam garantir seus direitos.
 
- Pluralidade de profissionais: equipe multidisciplinar - jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, revisores de textos, editores de imagem, webdesigners e editores de web.

- Pluralidade de linguagens: convergência de mídias – texto, fotografia, áudio, vídeo, ilustração e desenho animado.
 

Plural 27O Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ) é um dos eixos do Programa Novos Rumos, e chega aos 20 anos de existência com excelentes resultados, tendo se tornado referência nacional e internacional no aprimoramento da reinserção social de pacientes judiciários.
Plural 26Mulheres e jovens cumprindo suas penas e medidas socioeducativas de forma humanizada em unidades da Apac femininas e juvenil. Conheça como acontece o processo de ressocialização de pessoas que infringiram a lei.
Edição 25O programa desenvolve ações em favor da humanização no cumprimento de penas e medidas de restrição de liberdade, visando à ressocialização. Conheça a atuação do GMF, um dos segmentos do Novos Rumos.
Edição 24Patrimônio Cultural / entenda a diferença entre patrimônio material e imaterial e conheça os bens brasileiros que são patrimônio cultural da humanidade.
Edição 23A volta por cima | Mulheres que quebraram o silêncio e enfrentaram a violência doméstica reconstroem a vida, com ajuda de leis e da Justiça. Ainda há muitos desafios.
Edição 22Tráfico de animais silvestres | O primeiro Plural de 2020 escancara esta realidade difícil de engolir: o tráfico de animais existe e ainda gira muito dinheiro. Felizmente algumas pessoas se dedicam a tentar transformar essa triste realidade.
Edição 21Sistema SEI | A edição do Plural trata do Sistema Sei, que completa neste mês de dezembro 3 anos de implantação no TJMG. Rapidez na tramitação de processos, eliminação de perdas e extravios de documentos e o fim da papelada são os benefícios deste sistema.
Edição 20Vinte anos do Conhecendo o Judiciário | A edição do Plural TJMG conta com reportagem especial sobre os 20 anos de realização do Conhecendo o Judiciário. O texto percorre a trajetória do programa, que tem como objetivo aproximar a Justiça da sociedade, desde sua implantação, em 1999, até os dias atuais.
Edição 19Reprodução assistida e pesquisa com embriões | Em menos de meio século, a pesquisa científica na área biológica avançou tanto que permite formas de reprodução humana antes inimagináveis. Veja como as novas técnicas realizaram o sonho da paternidade e da maternidade de muitas pessoas nesta edição do Plural.
Edição 18Na Rede, o crime é real | Você se sente seguro no ambiente digital? Sabe o que fazer para evitar crimes virtuais? Veja nesta edição do Plural.
Edição 17A História de Minas na tela do arquivo | Essa edição apresenta ao público o Arquivo Permanente do TJMG, onde estão guardados antigos processos judiciais de todo Estado. Os documentos representam um acervo valioso de informações históricas e dão a conhecer as transformações do Direito ao longo do tempo.
Edição 16Animais: de objetos de posse a sujeitos de direitos | A ciência já comprovou que os animais não são coisas, eles têm a capacidade de sentir dor, solidão, alegria, raiva curiosidades e outras sensações. O Plural de maio mostra que, aos poucos, eles estão deixando de ser objetos de posse e se tornando seres de direito.
Edição 15Mãos à obra pela liberdade | Esta edição do Plural é um convite à reflexão sobre os elementos que cercam o trabalho desenvolvido pela população carcerária.
Edição 14Coparentalidade | Casais, não conjugais, que se unem com o objetivo de ter filhos e dividir a responsabilidade de cuidar dessas crianças. A esse fenômeno, o Direito dá o nome de Coparentalidade. Saiba mais sobre o assunto e conheça três histórias bem diferentes de famílias coparentais.
Edição 13Direito à morte digna | Nos processos de doenças terminais, o que fazer até o dia de morrer? Qual é a diferença entre distanásia e cuidados paliativos? No Brasil, são proibidas as práticas da eutanásia e do suicídio assistido. Mas as pessoas podem se recusar a receber determinados tipos de tratamento para prolongar suas vidas, quando não há expectativa de melhora ou cura, por meio do testamento vital.
Edição 12Documentos que respiram História | Documentos preservados representam a essência da vida; a memória da sociedade. O Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) conserva, restaura e preserva objetos e documentos de valor histórico. Na edição 12 do Plural, será apresentada parte do acervo que reúne peças que datam do período de instalação das primeiras comarcas mineiras no século XVII. Bom regresso ao passado.
Edição 11Recomeço | Provocar alguma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos egressos do sistema prisional. Com esse objetivo, a 11ª edição do Plural do TJMG traz relatos de quem esteve por trás das grades ou ainda acalenta o sonho da liberdade, mostrando como as oportunidades de capacitação e o apoio familiar podem ser decisivos para evitar a reincidência no crime.
Edição 10Direito de Sucessões| Conheça algumas normas que disciplinam a transferência de patrimônio entre herdeiros. O Plural do Setembro mergulhou nesse ramo do direito com o objetivo de mostrar histórias presentes nas páginas dos processos que tramitam nas varas de sucessões.
Edição 09Violência contra a Mulher | Na 9ª edição, o Plural se volta para o problema da violência doméstica e familiar. O leitor conhecerá as trajetórias de homens e mulheres envolvidos em casos dessa natureza. A reportagem mostra, ainda, a acolhida às vítimas e as propostas adotadas por entidades especializadas para combater os vários tipos de agressão e reverter esse cenário, tão presente no Brasil.
Edição 08Pessoas Trans - Mudança de nome | A mudança de nome de pessoas trans é o tema da Plural deste mês. Apesar da decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema, o acórdão ainda não foi publicado. No Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, a Vara de Registros Públicos dedica duas tardes da semana para estas demandas.
Edição 07Construindo laços de Amor | Quando a adoção é o caminho capaz de assegurar à criança, entre outros direitos, a convivência familiar. A edição do Plural TJMG do mês de maio traz matéria sobre o tema, com depoimentos de mães que adotaram e de profissionais que atuam na área.
Edição 06Alienação parental | A alienação parental é tema da nova edição do Plural TJMG. A prática da alienação parental caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que a tenha sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.
Edição 05Tribunal do Júri | A edição de fevereiro do Plural TJMG põe o Tribunal do Júri em pauta. Ela faz um recorte no Estado de Minas Gerais e fala da realidade de Contagem. Conheça aqui as regras, os anseios e as histórias da equipe, recheadas de entusiasmos e desafios.
Edição 04Conciliar para construir uma cultura de paz | Confira, nessa edição do Plural, várias histórias com final feliz que foram resolvidas por meio da autocomposição. Conciliadores, juízes e partes falam com entusiasmo da Conciliação.
Edição 03Apac | A terceira e última matéria da série sobre Apacs do Plural TJMG dá voz a recuperandos da Apac de São João del-Rei, mostrando o caminho de recuperação que estão trilhando.
Edição 02Apac | A Apac de Itaúna, a primeira do gênero a surgir em Minas, é o destaque desta edição. No espaço, o esforço de humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade.
Edição 01Apac | Metodologia revolucionária, a Apac é o tema da matéria de estreia do Plural TJMG. O texto aborda o nascimento do método e os valores que o sustentam.