TP_Plural-01.png

PLURAL TJMG

Uma inovação na publicação de conteúdos do Tribunal de Justiça

A Assessoria de Comunicação Social (Ascom), dentro de uma proposta de buscar novas experiências na divulgação de conteúdos para ampliar a visibilidade das iniciativas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, propõe a criação do projeto PLURAL TJMG.

Trata-se da produção e divulgação no Portal TJMG, e outras mídias como facebook, Twitter e blogs, de reportagens inéditas, aprofundadas e de alta qualidade em formatos criativos, com textos leves e interativos.

O objetivo é prender a atenção do leitor/público com uma proposta diferenciada, com efeitos multimídia, fotos bem produzidas, vídeos, áudios, gráficos, banners e textos objetivos. Serão responsáveis pela edição do PLURAL TJMG servidores dos setores de imprensa, televisão, comunicação visual e portal.

O PLURAL TJMG vai trazer novos pontos de vista e abordagens sobre iniciativas como SEEU, Programa Julgar, PJe, sustentabilidade, informática, Apac, Centro de Reconhecimento de Paternidade, Conciliação, Mediação e Cidadania, Programas e Projetos de Atendimento à mulher, adoção, tribunais de júri, campanhas institucionais, entre outros.

 

Pluralidade

- Pluralidade de vozes (serão entrevistadas fontes diversas para o material editado: desembargadores, juízes, profissionais/operadores do Direito, jurisdicionado, pessoas alcançadas por determinado projeto, entre tantas);

- Pluralidade de temas;

- Pluralidade de "linguagens" (convergência de mídias: fotos, textos, áudios, vídeos);

- Pluralidade de profissionais que atuarão para a sua produção (jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, webdesigners, editores de imagem - a equipe é multidisplinar).

- A palavra "plural" passa também a ideia de coletivo: o TJMG como algo plural, inclusivo, cooperativo. “Plural” vem do Latim pluralis, que significa “mais de um” e derivado de PLUS, que em latim é “mais”.

Edição 07Quando a adoção é o caminho capaz de assegurar à criança, entre outros direitos, a convivência familiar. A edição do Plural TJMG do mês de maio traz matéria sobre o tema, com depoimentos de mães que adotaram e de profissionais que atuam na área.
Edição 06A alienação parental é tema da nova edição do Plural TJMG. A prática da alienação parental caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que a tenha sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.
Edição 05A edição de fevereiro do Plural TJMG põe o Tribunal do Júri em pauta. Ela faz um recorte no Estado de Minas Gerais e fala da realidade de Contagem. Conheça aqui as regras, os anseios e as histórias da equipe, recheadas de entusiasmos e desafios.
Edição 04Confira, nessa edição do Plural, várias histórias com final feliz que foram resolvidas por meio da autocomposição. Conciliadores, juízes e partes falam com entusiasmo da Conciliação.
Edição 03A terceira e última matéria da série sobre Apacs do Plural TJMG dá voz a recuperandos da Apac de São João del-Rei, mostrando o caminho de recuperação que estão trilhando.
Edição 02A Apac de Itaúna, a primeira do gênero a surgir em Minas, é o destaque desta edição. No espaço, o esforço de humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade.
Edição 01Metodologia revolucionária, a Apac é o tema da matéria de estreia do Plural TJMG. O texto aborda o nascimento do método e os valores que o sustentam.