Acessibilidade no Portal TJMG

Acessibilidade na Web

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na Web significa permitir o acesso à Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade na Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

O Portal TJMG foi melhorado para facilitar o acesso às informações e serviços para todas as pessoas, na internet, independentemente da tecnologia de navegação e dispositivo utilizado. Para tanto, foram adotados padrões de acessibilidade na web recomendados por instituições como a W3C, tais como  identificação dos espaços clicáveis, textos de alerta, descrição de imagens, tabelas e páginas mais fáceis de navegar.
 

Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS

Confira os vídeos com intérprete de linguagem brasileira de sinais, disponibilizados pelo TJMG:

 

Facilitando a leitura

Na parte superior do Portal TJMG, o usuário encontra uma barra de acessibilidade com os principais atalhos de navegação pelo teclado, a opção para alterar o contraste e o mapa do site. Essas ferramentas estão presentes em todas as páginas do Portal.

Na barra de navegação existente no alto da página, estão colocados links de acesso, com indicações dos títulos e subtítulos e das diferentes regiões da página web (cabeçalho, menu, conteúdo principal, rodapé etc.) para melhor identificar áreas importante da página.
 

Alternativas de navegação

Os padrões de atalhos utilizados são:

Tecla Alt + 1, para ir ao começo do conteúdo principal da página.

Tecla Alt + 2, para chegar ao início do menu principal.

Tecla  Alt + 3, para realizar uma busca interna.

Não sendo possível a navegação pelas páginas usando o mouse, as teclas de atalho e acesso por meio da tecla ‘TAB’ permitem ao usuário acessar a informação.

  • Para navegador Firefox: [Alt] + [Shift] + nº
  • Para navegador Internet Explorer: [Alt] + nº + [Enter]
  • Para Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESS KEY da página.

Caso o usuário encontre alguma barreira ou dificuldade, ao acessar qualquer página do Portal TJMG, deve relatar o problema encontrado por meio dos nossos canais de atendimento.  Deve entrar em contato também quando não encontrar o conteúdo desejado, identificar alguma informação a ser otimizada ou sugerir medidas para aperfeiçoar nossos serviços.
 

Leitores de tela

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também pode ser usado como um conforto do usuário.

Os portadores necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana (Basicamente, o programa lê para o usuário o que está na tela).

 

Contatos

Caso encontre alguma dificuldade para obter a informação ou serviço que você precisa ou queira contribuir  com sugestões e dicas para melhorar a  experiência de nossos usuários, encaminhe sua mensagem por meio dos canais de atendimento do TJMG, abaixo relacionados.