Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Encontro gerencial da Sejud tratou do tema "Gestão eficiente"

Ação é realizada pela 1ª Vice Presidência do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Encontros-gerenciais---SEJUD.jpg
Encontro para gestoras e gestores abordou estratégias para uma liderança eficiente (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A 1ª Vice Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta segunda-feira (29/4), o encontro gerencial da Superintendência Judiciária (Sejud) com o tema “Estratégias para a Gestão Eficiente”. A ação, realizada em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), reuniu gerentes, coordenadoras e coordenadores de área, escrivãs e escrivães e escreventes no auditório do Tribunal Pleno, para debater o aprimoramento da liderança, em consonância com o planejamento estratégico do Judiciário mineiro. 

Compuseram a mesa de honra na abertura das atividades o 1º vice-presidente do TJMG e coordenador-geral do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), desembargador Alberto Vilas Boas; a juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência e integrante do CIJMG, Mônica Silveira Vieira; a diretora executiva da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Cátia Lalucia de Rezende; e a diretora executiva da Diretoria de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), Marina Nazareth de Lima.

De acordo com o desembargador Alberto Vilas Boas, os encontros gerenciais são fundamentais para a compreensão de todo o planejamento estratégico do Judiciário mineiro. "Os encontros têm ocorrido praticamente todos os meses desde que assumi o cargo de 1º vice-presidente e são importantes para oferecer ferramentas de trabalho a gestores de cartórios", disse.

O magistrado defendeu ainda o alinhamento entre as equipes para o cumprimento da atividade-fim do Tribunal. “O TJMG é fruto da atuação de equipes de trabalho que se reúnem de forma coesa e harmônica, mediante uma comunicação clara entre o grupo, para solucionar tarefas complexas e cumprir o objetivo da entrega de uma jurisdição eficiente e em um prazo razoável", afirmou.

not---Encontros-gerenciais---SEJUD--3-.jpg
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, ressaltou a importância da ação (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Desenvolvimento

Segundo a juíza Mônica Silveira Vieira, as ações gerenciais possibilitam maior desenvolvimento das servidoras e dos servidores. “Os encontros pretendem manter o esforço de disponibilizar ações de treinamento que permitam à nossas servidoras e aos nossos servidores desvendar novas frentes de informação, vislumbrar novas possibilidades de desenvolvimento de habilidades e competências em gerenciamento e liderança", disse. 

A magistrada ressaltou que a qualidade do trabalho deve ser alcançada pelo esforço. "Aqueles que atingem excelência em suas carreiras são pessoas que realmente se empenham, praticam e submetem seus afazeres constantemente a críticas”, afirmou.

not---Encontros-gerenciais---SEJUD--6-.jpg
A juíza Mônica Silveira Vieira destacou que a excelência deve ser alcançada pelo esforço e comprometimento (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Programação

O encontro gerencial da Sejud abordou a liderança ativa e a importância da equipe para o alcance de resultados, em exposição conduzida pela gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, de Apoio à Gestão de Gabinetes e de Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Rocha da Costa Assunção.

Para a servidora, uma liderança ativa deve estar acompanhada de engajamento e comprometimento com o desenvolvimento de cada membro da equipe, de modo que a excelência seja alcançada coletivamente.

A gestora Thelma Regina Cardoso, da Coordenação de Avaliação de Desempenho e Administração do Plano de Carreiras dos Servidores (Coade), falou sobre "Avaliação de Desempenho por Competências" e os benefícios dessa metodologia, que está alinhada ao Planejamento Estratégico do TJMG e vinculada ao conceito chamado "CHÁ" (conhecimento, habilidade e atitude).

A servidora Maria Daniela Ferreira, do Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de 2ª Instância (Ceagesi), tratou do tema "Noções sobre ferramentas de apoio à gestão". Ela falou sobre o conceito, os principais elementos e funções da gestão, em especial como isso se dá no âmbito do TJMG.

A servidora do Ceagesi apresentou as ferramentas para gestão do tempo e otimização do gerenciamento de atividades nos gabinetes da 2ª Instância.

Veja neste link outras imagens do encontro.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial