
Depoimento especial consiste em método específico para a oitiva de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, com a participação de entrevistador forense, realizado em sala própria, em ambiente separado da sala de audiência ou em outro espaço da estrutura predial do fórum, e transmitido em tempo real ao local da audiência, mediante a utilização de equipamentos eletrônicos que possibilitem a gravação do áudio e da imagem em sistema do TJMG.
O Jovens Parceiros é um programa do TJMG de qualificação prática profissional para adolescentes e jovens, na faixa etária de 14 a 24 anos, por meio de convênios com instituições. Além da prática profissional, os jovens desenvolvem, na sua formação, atividades de cidadania, ética, respeito e solidariedade.
O programa Expresso da Infância é uma iniciativa de cunho social do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), instituído pela Portaria No 7.254/PR/2025.
Criado em 2011 pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (COINJ), o programa tem como finalidade assegurar o acesso de crianças e adolescentes em situação de
acolhimento institucional a atividades culturais, esportivas e de lazer. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 4 mil jovens, proporcionando experiências
enriquecedoras que auxiliam no desenvolvimento social e emocional e fortalecem o sentimento de pertencimento à sociedade.
Objetivos:
O programa visa:
Estrutura e Fundamentação Legal
A coordenação do programa fica a cargo da COINJ, que organiza a logística e a segurança para a participação livre e espontânea dos jovens nos eventos. A execução do "Expresso da Infância" observa os princípios da proteção integral, da prioridade absoluta e da dignidade da pessoa humana.
A iniciativa está alinhada com o compromisso do TJMG de promover os direitos fundamentais da criança e do adolescente. Suas bases legais incluem:
O Entrega Legal é um programa implementado pelo TJMG, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude – COINJ, que trouxe importantes alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acerca do direito das gestantes e mães de recém-nascidos a realizar, voluntariamente, a entrega do filho para adoção, após o nascimento.
Instituído pela Portaria Conjunta nº 1.726/2025, o Programa Travessias Jurídicas pela Infância e Juventude integra a Política Judiciária de Proteção Integral da Infância e da Juventude no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG.
A iniciativa reafirma o compromisso do Judiciário mineiro com a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, em consonância com a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.
O programa tem como principais objetivos:
As diretrizes do programa são:
O Travessias Jurídicas pela Infância e Juventude é realizado em duas edições anuais da Semana da Proteção Integral da Infância e da Juventude: em maio, na semana do Dia Nacional da Adoção (25/05), e em outubro, na semana do Dia das Crianças (12/10). Nessas datas, as unidades judiciárias de Minas Gerais promoverão mutirões de análise processual, campanhas de sensibilização, atividades de capacitação e eventos voltados à promoção da convivência familiar e comunitária.
A execução do programa será coordenada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude - COINJ, responsável pelo planejamento, acompanhamento e articulação com magistrados, servidores e instituições parceiras, assegurando o alinhamento das ações com as diretrizes do TJMG.
O link abrirá em uma nova página. Deseja continuar?