A equipe do Pontualidade tem prolatado a média de mil sentenças por mês, desde que o programa foi lançado, em 5 de novembro de 2018. Do início dos trabalhos até 6 de junho de 2019, por meio da iniciativa, foram prolatadas 7.428 sentenças e proferidos 3.731 despachos.jpg

O Pontualidade baseia-se na cooperação de juízes para julgar processos judiciais de forma remota, preferencialmente nas unidades que se encontram sobrecarregadas, com congestionamento ou um acervo volumoso pendente de atos judiciais e de ofício, e para as quais não esteja prevista a nomeação de magistrados.

Da capital, juízes e assessores designados auxiliam as comarcas na prolação de despachos e decisões. O magistrado participante também pode intervir, presencialmente, conduzindo audiências e júris e atribuindo tarefas a servidores que atuam em regime de teletrabalho.

Até o momento, foram beneficiadas as Comarcas de Patos de Minas, Belo Horizonte, Morada Nova de Minas, Lagoa da Prata, Montes Claros, Sabinópolis, Carmo da Mata, Elói Mendes, Mateus Leme, Miraí, São Roque de Minas, Visconde do Rio Branco, Águas Formosas, Jequeri, Unaí e Nova Lima.