Hoje, os presos em todas as 296 comarcas do Estado são acompanhados pelo Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Em 7 de junho de 2019, o contingente de pessoas cuja execução penal era acompanhada em tempo real chegou a 146.568. Desse universo, 35.075 pertenciam ao regime fechado.

Pelo SEEU, apreciam-se benefícios como progressão de regime, livramento condicional, remição de pena, comutação e indulto aos detentos. A implantação do sistema foi recomendada pelo CNJ em todo o País, a partir de experiência bem-sucedida no Tribunal de Justiça do Paraná.

Em agosto, foi criado o Comitê Técnico Gestor do SEEU, formado por diversas instituições ligadas ao sistema de Justiça e Segurança Pública. Caberá ao colegiado aprimorar a ferramenta, que agora está aberta para as equipes do TJMG incorporarem ajustes apresentados por todos esses atores.

O êxito da experiência resultou em convites de magistrados do Tribunal para coordenar, juntamente com as equipes locais, a implantação do sistema nos Tribunais de Justiça do Espírito Santo (TJES) e da Bahia (TJBA), devidamente iniciada, respectivamente, em novembro e dezembro.

A repercussão dos benefícios motivou ainda a visita de uma comitiva do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a Ribeirão das Neves, em abril de 2019, para conhecer o funcionamento da ferramenta.

seeu_tjsp_robert_leal_web.jpg

A adoção do SEEU no TJMG teve início em maio de 2016, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.