Os sentenciados de Belo Horizonte que eram obrigados a comparecer periodicamente ao Fórum Lafayette, para informar suas atividades, podem agora se apresentar à Justiça em qualquer ponto de atendimento definido pelo Judiciário, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A facilitação se deve ao FaceJus, sistema de reconhecimento facial desenvolvido para o TJMG pela empresa Biomtech Soluções em Tecnologia, em parceria com representantes do Instituto Ajudar.

reconhecimento_facial.gif

Com isso, diminui o tempo de atendimento. Se antes o apenado precisava esperar até quatro horas para cumprir a obrigação, hoje não gasta mais de 30 segundos à frente do computador e pode  escolher o melhor horário para se apresentar. A identificação é feita com apresentação de RG ou CPF, além de autenticação no equipamento por meio do reconhecimento facial. É emitido um comprovante de comparecimento.

Até maio deste ano, 5.111 apenados já estavam cadastrados no sistema. O registro fica armazenado em um banco de dados, facilitando a emissão de relatórios para os gestores do sistema.