Uma determinação expressa da atual gestão do TJMG é que suas novas edificações sejam projetadas com soluções inteligentes, dentro dos preceitos da sustentabilidade.

Muitos dos recursos sustentáveis empregados visam a reduzir o consumo de água, recurso natural esgotável que, de acordo com a ONU, será escasso para dois terços da população mundial, a partir de 2050.

Entre as medidas adotadas pela Casa, nas diversas obras em andamento ou em licitação desde julho de 2018, está a utilização de torneiras automáticas e válvulas automatizadas para vasos sanitários e mictórios.

Ainda no que se refere à economia de água, outra importante inovação, que deverá ser cada vez mais frequente nas edificações da Justiça em Minas, são os sistemas para aproveitamento da água de chuva e da água drenada do sistema de ar-condicionado.

A eficiência energética nas edificações também é um parâmetro para o trabalho da Engenharia do TJMG. Por isso, outra tecnologia que estará disponível para prédios do Judiciário estadual é o sistema fotovoltaico.

placas_fotovoltaicas_foto_divulgacao_web.jpg

Um projeto-piloto do uso do sistema, composto por placas que convertem a energia solar em energia elétrica, foi colocado em teste no segundo semestre de 2018, no Edifício Liberdade, na capital mineira.

Outra importante premissa adotada nos projetos do Tribunal mineiro é a flexibilidade, que garante a longevidade das edificações, por meio de espaços que possam ser remodelados facilmente, sem desperdício de recursos.

Construções erguidas com a preocupação da sustentabilidade podem impactar diretamente na qualidade de vida no trabalho. Nesse sentido, quatro aspectos principais são observados: a temperatura, a iluminação, a acústica e o mobiliário.

Por isso, a Casa determinou o uso de sistemas de ar-condicionado eficientes, mais silenciosos, apropriados para uso em escritórios, com regulamento de insuflamento. Tem-se buscado ainda um equilíbrio entre luz natural e iluminação artificial.

As novas edificações do Judiciário mineiro primam, ainda, por oferecer acessibilidade aos cadeirantes, em 100% dos ambientes dos fóruns.