Neste primeiro ano de gestão, o TJMG adotou várias iniciativas voltadas para o combate ao desperdício de recursos financeiros, todas associadas ao conceito de sustentabilidade, com resultados positivos.

A economia de recursos com água, luz, papel, telefonia, copos descartáveis e correios, além de diminuir o consumo de recursos naturais não-renováveis, permite a redução de gastos financeiros com esses itens, em benefício da eficiência da administração pública.

Uma das frentes de atuação é a redução do consumo de papel, iniciativa que vem sendo impulsionada pelo uso da tecnologia, por meio de ferramentas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

INST_sustentabilidade.jpg

No comparativo entre os períodos de julho de 2017 a abril de 2018, e julho de 2018 a abril deste ano, o consumo desse material, no Judiciário mineiro, caiu de 216.313 resmas para 197.532, o que significa uma redução de 8,7%.

Se as mais de 9,3 milhões de folhas de papel A4 economizadas fossem alinhadas, elas seriam suficientes para cobrir quase 2.800 km – cerca de duas vezes a distância entre a capital mineira e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Nos 10 primeiros meses desta gestão, houve significativa redução no consumo de água de esgoto nas dependências do TJMG. Comparando o período de julho de 2017 a abril de 2018, e julho de 2018 a abril deste ano, a diminuição foi de 10,8%. A redução significou uma economia de R$ 264.544,74.

Foi também registrada economia na utilização de telefonia, no comparativo desses dois períodos: a queda de consumo foi de 21,3%, com redução de R$ 264.544,74 nos gastos com o serviço.

Houve uma economia considerável na utilização de copos descartáveis (água e café), com variação negativa de 54,94%. O consumo do item é medido anualmente. Em 2017, o TJMG adquiriu 29.779 pacotes de 100 unidades; em 2018, foram adquiridas 13.419 dessas embalagens.

 

Núcleo Socioambiental

O Núcleo Socioambiental do TJMG busca fomentar a responsabilidade ambiental no âmbito do TJMG. Para que as iniciativas sejam implantadas e monitoradas, o grupo elaborou o Plano de Logística Sustentável (PLS).

Quatro grupos são encarregados de propor e executar ações e projetos que viabilizarão o plano: Compras e Contratações Sustentáveis, Racionalização do Consumo de Recursos Naturais, Racionalização do Consumo de Recursos Administrativos e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Comunicação e Capacitação para Sustentabilidade.

Em 2019, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada de 1ª a 5 de junho, o TJMG anunciou sua adesão ao programa AmbientAÇÃO – Educação Ambiental em Prédios Públicos –, iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Inicialmente, o programa será implementado nas comarcas de Sapucaí e Araxá, como parte do Plano de Logística Sustentável (PSL) do Tribunal mineiro.