A Administração 2018-2020 revisou as metas traçadas em seu Planejamento Estratégico e elaborou o orçamento do TJMG para o exercício de 2019, visando à transparência, à eficiência e à atuação integrada das áreas.

Em junho, os membros do Comitê Gestor Regional e dos Comitês Orçamentários da Justiça Comum de 1º e 2º graus se reuniram para discutir o Planejamento Estratégico atualizado do TJMG, o cenário fiscal, a estrutura e a execução do orçamento do exercício de 2019, as necessidades e demandas das unidades judiciais e boas práticas da Casa.

Uma novidade é o estabelecimento de objetivos de curto, médio e longo prazo. O primeiro planejamento se fixa nos dois anos da gestão; o segundo se estrutura em quatro anos e deverá dialogar com o planejamento do Estado; e o terceiro procura pensar e implementar políticas que permitam ganhos permanentes para a instituição.

Um dos focos da gestão é fomentar a comunicação e a colaboração entre os diversos setores do Tribunal, que devem responder por melhoras em indicadores e metas. A consequência esperada é um controle maior das atividades, rapidez nas eventuais correções e o alinhamento das prioridades da gestão com a atuação concreta das áreas.