Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Você viu? - Matérias de julho

Iniciativas de destaque foram voltadas à infância e à adolescência e de conscientização sobre violência contra a mulher


- Atualizado em Número de Visualizações:

O mês de julho trouxe diversas ações em prol da infância e da adolescência e de conscientização sobre violência contra a mulher.

A Comarca de Santa Rita do Sapucaí inaugurou uma brinquedoteca no Fórum. O Fórum da Comarca de Perdizes, dentro das realizações do programa “Conhecendo o Judiciário”, recebeu alunos da rede estadual. No Vale do Aço, foram iniciadas as tratativas para implantação do programa “Descubra” na Comarca de Timóteo e no Município de Antônio Dias, bem como para avanços e fortalecimento do programa nas Comarcas de Ipatinga e Coronel Fabriciano.

Not Voce Viu 6.jpg

Foi instituído o Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (PopRuaJud).

Em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), tratou de medidas para aprimorar o atendimento socioeducativo.

O corregedor-geral de justiça conheceu o projeto “Vida Nova”, implantado em Nepomuceno e Perdões, e as unidades locais da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). O Presídio de Jequitinhonha realizou uma feira de artesanato, com apoio do Judiciário. Confira.

Com apoio do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) e do Núcleo de Cooperação Judiciária (Nucop) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as varas cíveis da Comarca de Paracatu elaboraram um ato concertado relacionado a demandas propostas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) promoveram a palestra “Entre o Silêncio e a Proteção: Reflexões para Magistradas e Servidoras sobre a Violência Doméstica”, com a juíza do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Mariana Marinho Machado. Veja a matéria. A Comsiv também levou ação de prevenção à violência de gênero à empresa Akon de Contagem.

A Coinj e a Ejef também se uniram para organizar a palestra “Depoimento Especial e Povos Tradicionais: Desafios e Potencialidades de um Diálogo Intercultural”, ministrada pela juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) Melyna Machado Mescouto Fialho. Acesse a íntegra.

Uma reunião colaborativa tratou de Metas Nacionais do Poder Judiciário.

Os magistrados do 14º Curso de Formação Inicial de Juízes iniciaram o “Módulo Eleitoral”.

Houve ações educacionais nos Núcleos Regionais da Ejef em São Lourenço e Varginha.

O Fórum Digital de Padre Paraíso, uma iniciativa do TJMG em parceria com várias instituições, ampliou o atendimento à população do município, no Vale do Jequitinhonha.

O “Cejusc Itinerante” chegou às Comarcas de Peçanha, Açucena, Santo Antônio do Monte e Oliveira. Já as Comarcas de Uberaba e Novo Cruzeiro realizaram ações cidadãs.

Na área cultural, destaque para a exposição póstuma do fotógrafo Daniel Mansur e o Intervalo Cultural com as bandas Tri Malandro e Gola Rolê.

A 1ª Vice-Presidência homologou acordo para garantir segurança em escolas de Manhuaçu e encerrou litígio que tramitava desde 2019. Além disso, recebeu comitiva do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) para conhecer trabalho do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial