Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Fórum da Comarca de Perdizes recebe alunos da rede estadual

Ação integrou programa "Conhecendo o Judiciário"


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Conhecendo-o-judiciario-em-Perdizes.jpg
O juiz Cláudio Henrique Cardoso Brasileiro falou a estudantes do Ensino Médio e a professoras (Crédito: Divulgação / TJMG)

O Fórum Desembargador José Costa Loures abriu suas portas para cerca de 30 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Leão Coelho de Almeida, acompanhados pelas professoras Graziela Aline da Rocha e Heidy Tormim, da cidade de Pedrinópolis, que pertence à Comarca de Perdizes. A visita guiada foi promovida no âmbito do programa "Conhecendo o Judiciário", uma iniciativa da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), organizada pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp).

O grupo foi recebido pelo juiz diretor do Foro da Comarca de Perdizes, Cláudio Henrique Cardoso Brasileiro, no dia 13/6.

De acordo com o magistrado, a atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes o conhecimento básico sobre o funcionamento do Poder Judiciário e do sistema de justiça como um todo, favorecendo a formação cidadã a partir da conscientização sobre os direitos e deveres.

Na ocasião, os alunos foram recepcionados no Salão do Júri, onde o juiz Cláudio Brasileiro apresentou a estrutura do Judiciário mineiro, as competências das varas judiciais e os principais serviços prestados à população.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer as dependências do fórum, incluindo a secretaria, o gabinete e o plenário, além de interagir com servidores e dialogar com o magistrado.

Not---Conhecendo-o-judiciario-em-Perdizes-3.jpg
Grupo pertence a escola estadual sediada no município de Pedrinópolis (Crédito: Divulgação / TJMG)

O diretor do Foro expôs aos alunos as principais atribuições do Poder Judiciário e o papel do juiz na sociedade, respondeu a questionamentos e esclareceu dúvidas sobre a atuação do juiz, o fluxo e os objetivos dos processos judiciais e a importância da Justiça na solução de conflitos, seja ela amigável ou não.

Segundo o juiz Cláudio Brasileiro, a iniciativa "reforça o compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com a promoção da cidadania e da transparência, estimulando o diálogo entre o Judiciário e a sociedade e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres".

Not---Conhecendo-o-judiciario-em-Perdizes-2.jpg
Segundo o magistrado, adolescentes foram receptivos e se mostraram interessados (Crédito: Divulgação / TJMG)

"Em minha exposição, destaquei a relevância da aproximação entre o Judiciário e a sociedade, especialmente o público jovem, utilizando linguagem clara e acessível, conforme os objetivos pedagógicos do programa. Ao final da visita, os alunos demonstraram grande interesse pelo tema, reconhecendo a importância da iniciativa para a compreensão do papel das instituições públicas na vida em sociedade", disse.

Ainda de acordo com o magistrado, a ação integra um conjunto de estratégias adotadas pela Direção do Foro da Comarca de Perdizes e sua equipe para fortalecer os vínculos com a comunidade local e contribuir com a formação de uma cultura de respeito à Justiça, à legalidade e à democracia.

Programa "Conhecendo o Judiciário"

Com 26 anos de estrada, o programa "Conhecendo o Judiciário", está presente nas 298 comarcas do Estado e já atingiu mais de 180 mil pessoas desde sua criação.

A iniciativa, instituída pela Portaria da Presidência nº 2.176/2008 e regulamentada pela Portaria da Presidência nº 6.909/2024, envolve visitas orientadas, com prática de julgamento simulado; palestras de juízes em escolas; e apresentações virtuais ministradas por magistrados e servidores especializados nas mais diversas temáticas do universo jurídico.

Not---Conhecendo-o-judiciario-em-Perdizes-1.jpg
Alunos foram recebidos no Fórum Desembargador José Costa Loures (Crédito: Divulgação / TJMG)

O programa estabelece um canal de comunicação com a sociedade, difundindo informações de interesse sobre a estrutura e o funcionamento do TJMG em linguagem adequada, assim como noções básicas de cidadania, direitos fundamentais e sociais, organização do Estado e dos Poderes e mecanismos de prevenção e solução de litígios.

Os públicos-alvo são estudantes – do Ensino Fundamental (a partir do 5° ano), do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e universitários – e idosos, por meio do TJ Sênior, voltado a pessoas com mais de 60 anos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*