
"Inteligência Artificial – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário" e "Atuação do Juiz Criminal, o Juiz das Garantias e Plantão de Habeas Corpus e outras Medidas de Natureza Urgente (HCMU)" foram os temas tratados no Encontro do Núcleo Regional da Ejef de São Lourenço, nesta quarta-feira (2/7).
Conduzido pelo 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna, o evento foi realizado no auditório do Salão do Tribunal do Júri do Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira, na Comarca de São Lourenço, no Sul de Minas.
Ao abrir o evento, o desembargador Saulo Versiani destacou a importância da interiorização das ações da Escola Judicial.
"A realização do encontro em São Lourenço representa mais do que uma ação formativa, é uma oportunidade concreta de diálogo com magistrados, servidores e colaboradores das comarcas", afirmou.
Ele também enfatizou o papel estratégico da formação continuada: "Ao tratarmos de temas como inteligência artificial e os desafios da atuação criminal, buscamos não apenas atualizar o conhecimento, mas também compreender como essas questões se manifestam na rotina de cada unidade judiciária".
Segundo o desembargador Saulo Versiani, a interiorização da Ejef é uma diretriz que tem permitido "estreitar vínculos, valorizar experiências locais e construir uma rede de formação mais presente, sensível e eficaz em todo o território mineiro".

Palestras
A primeira palestra foi ministrada pela juíza Luciana de Oliveira Torres, titular da Comarca de Cataguases e responsável pela Comarca de Rio Pomba. A magistrada apresentou um panorama da aplicação da inteligência artificial no contexto judicial.
"Abordei inicialmente as noções gerais da IA e testei alguns modelos disponíveis no mercado. Também compartilhei ideias práticas de uso da tecnologia nas secretarias e nos gabinetes. Meu objetivo é desmistificar o uso da IA e incentivar sua adoção com responsabilidade e ética", explicou.
O Encontro do Núcleo Regional da Ejef de São Lourenço foi marcado, ainda, por reflexões sobre a atuação judicial e o aprimoramento da prestação jurisdicional.
O juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do TJMG, Thiago Gandra, palestrou sobre o tema "Atuação do Juiz Criminal, o Juiz das Garantias e Plantão de Habeas Corpus e outras Medidas de Natureza Urgente (HCMU)".
"Falei mais especificamente da atuação do juiz criminal na evolução do processo penal brasileiro. A ideia é trazer uma reflexão para os colegas magistrados e servidores sobre o Código de Processo Penal e a forma como as jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) têm tratado os temas relacionados à persecução penal, ao juiz das garantias, com o objetivo de nos preparar para prestar uma jurisdição cada vez melhor”, disse.

A juíza diretora do Foro da Comarca de São Lourenço, Cecília Natsuko, destacou a importância da presença da Ejef no município.
"Tenho certeza de que esse compartilhamento de conhecimento é muito útil para todos nós e irá contribuir para a melhoria da prestação judicial", afirmou.
Também participou do encontro o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.
O Núcleo Regional da Ejef de São Lourenço é composto pelas seguintes comarcas: Aiuruoca, Baependi, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Itamonte, Itanhandu, Lambari, Passa Quatro e Pedralva, além de São Lourenço.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*