As licitações são procedimentos formais para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos órgãos públicos. Com a utilização delas, a administração pública pode obter a proposta mais vantajosa para destinação do recurso financeiro, mediante a participação igualitária de todos os interessados, além de promover o desenvolvimento sustentável.
A inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações é um dos propósitos do plano de logística sustentável do TJMG , com objetivo de contribuir para a redução de impactos ambientais e, ao mesmo tempo, estimular a produção e a disponibilidade de produtos mais sustentáveis no mercado nacional.
Da mesma forma, a aplicação do princípio da publicidade voltado para a transparência dos atos de gestão ganha importância com a evolução do sistema constitucional democrático de direito. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça desenvolveu conteúdo de informações a serem divulgadas na internet que dizem respeito aos processos licitatórios. Nesta página podem ser consultadas as diversas modalidades de licitação: pregão eletrônico ou presencial, concorrência, convite, tomada de preços e leilão.
A Coordenação de Apoio à Licitação (COALI) mudou para a rua Gonçalves Dias, 1260, Bairro Funcionários, 4º andar.