Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

POSTOS DE ATENDIMENTO PRÉ-PROCESSUAL - PAPRES E POSTOS DE CIDADANIA

Os Postos de Atendimento Pré-Processual (Papres) são unidades voltadas para a conciliação de demandas que ainda não se tornaram judiciais. São postos de atendimento, para casos em que ainda não há processos, instalados nas dependências de entes federativos (municípios), pessoas jurídicas, instituições de ensino conveniados com o TJMG, que atuam em parceria com os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Os Postos de Atendimento Pré-Processual - PAPRES EMPRESARIAIS - são espaços vinculados aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos – CEJUSCs, disponibilizados pelas Associações Comerciais e Empresariais - ACE local, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG, para a realização de sessões de conciliação/mediação de demandas relativas à matéria empresarial, antes do ajuizamento da ação judicial.

Os Postos de Cidadania do CEJUSC são implantados, geralmente, em municípios integrantes da comarca. A instalação do Posto de Cidadania visa impedir que o cidadão de um município pertencente a determinada comarca, tenha que se deslocar duas vezes ao CEJUSC. Dessa forma, o primeiro atendimento é feito no próprio município com apoio da prefeitura local, quando será feita orientação ao cidadão e/ou agendamento da sessão de conciliação/mediação no CEJUSC, bem como a confecção da carta convite.

POSTOS DE ATENDIMENTO PRÉ-PROCESSUAL

POSTOS DE ATENDIMENTO PRÉ-PROCESSUAL (PAPRES)

POSTOS DE ATENDIMENTO PRÉ-PROCESSUAL - PAPRES EMPRESARIAIS

POSTOS DE CIDADANIA