Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ressignificar, Reconstruir e Resgatar

Projeto para quebrar o ciclo da violência, fortalecer os aspectos emocionais e psíquicos de mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência


Publicado em 27 de Maio - 2021

 

O projeto Ressignificar, Reconstruir e Resgatar consiste em acolhimento e escuta ativa de mulheres vítimas de violência doméstica.

Seu objetivo é quebrar o ciclo da violência, fortalecer os aspectos emocionais e psíquicos de mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência, trabalhar os aspectos relacionais, visando um processo de ressignificação, reconstrução e resgate os vínculos.

O projeto está sob a coordenação do núcleo de psicologia comunitária da Universidade Vale do Rio Doce, desde 2018 e foi implementado na comarca de Governador Valadares, pela Juíza Solange de Borba Reimberg quando titular de Vara de Violência Doméstica.

As mulheres são convidadas a participar por meio audiências de acolhida ou por meio do Setor de Acolhida – CEJUSC – Violência Doméstica. Além das rodas de conversas, há direcionamento para atendimento de psicoterapia individual.