Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Justiça vai à escola - Chega de violência doméstica

Visitas de desembargadores, juízes e outros profissionais ligados à área de prevenção e combate à violência doméstica às escolas das redes pública de ensino do Estado


Publicado em 31 de Maio - 2021

 

O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e implementado em 2014, com o objetivo de promover ações educativas e preventivas contra a violência doméstica.

Desembargadores, juízes e outros profissionais ligados à área de prevenção e combate à violência doméstica visitam escolas da rede pública, onde são realizadas palestra sobre a violência doméstica e a Lei Maria da Penha, peça teatral e oficina de reflexão com os alunos.

O projeto tem como objetivo conscientizar adolescentes do ensino médio a não praticarem violência contra suas famílias, principalmente seus futuros companheiros, orientá-los sobre como desenvolver uma relação afetiva saudável e esclarecer o que prevê e como é aplicada a Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha.

Serão realizadas, também, orientações aos adolescentes que estejam passando por situações de violência doméstica em sua família, conscientizando-os para que não se tornem futuras vítimas e agressores.

 


  • Cartilha

    Jovens Transformadores

    O projeto tem por objetivo auxiliar o “Projeto Justiça Vai à Escola: Chega de Violência Doméstica”, com o intuito de capacitar alunos de faculdades de Direito e Psicologia para auxiliarem em oficinas de reflexão e proferirem palestra.

    Diálogos na escola

    Realizado na comarca de Ibirité, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018, Semana da Justiça Pela Paz em Casa.

    Nesta ação foram conduzidos debates com alunos e professores da rede pública de ensino do município de Ibirité, com apoio da Secretaria de Educação, discutindo-se o tema da violência doméstica e familiar, as ações de prevenção e também a conscientização a respeito dos direitos da mulher.