Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Programa Paternidade para Todos

Conheça os serviços de reconhecimento de paternidade


Publicado em 16 de Fevereiro - 2022

TP_Paternidade_para_todos_.png

A iniciativa do Judiciário mineiro – “Paternidade para Todos” – estimula o reconhecimento de paternidade.

O Programa tem por objetivo garantir o nome do pai no registro de nascimento, desde que a questão possa ser resolvida extra processualmente, baseando-se no princípio de que o registro civil é um dos documentos de maior valor na vida de uma pessoa, ao estabelecer o nascimento dela para a vida civil e remeter às suas origens familiares.

O programa inova, na medida em que implementa uma sistemática do procedimento pré-processual de reconhecimento de paternidade capaz de ser executada pelos CEJUSCs de todo o estado de Minas Gerais, e de forma gratuita para o jurisdicionado hipossuficiente, já que os exames são custeados pelo TJMG. A sistemática impõe celeridade na resolução de conflitos dessa natureza, inclusive em relação aos procedimentos de averiguação oficiosa de paternidade, prevista na Lei nº 8.560/92.


  • Conheça os procedimentos para averiguação de paternidade

    O Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), serviço oferecido pela comarca de Belo Horizonte, recebe e ouve, diariamente, as mães e filhos maiores que desejam obter o reconhecimento de paternidade de seus filhos, ou de si mesmos, para dar início ao procedimento de averiguação de paternidade.

    O Centro de Reconhecimento de Paternidade, funciona na Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte e é vinculado ao Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da capital. O CRP foi criado para atender ao Provimento nº 12 do Conselho Nacional de Justiça que instituiu o projeto Pai Presente, projeto nacional com o mesmo nome de uma iniciativa mineira de realização de exames gratuitos de DNA, instituído em 2009.

    O Centro de Reconhecimento de Paternidade, além de atender ao público mencionado no Provimento do CNJ - alunos que não possuem a paternidade estabelecida segundo levantamento do censo escolar –, atende às demais demandas dos cartórios de registros e de pessoas que buscam o reconhecimento espontâneo de maternidade/paternidade.

  • Conheça o serviço

    O Serviço de Reconhecimento de Paternidade (SRP) é um projeto vinculado ao Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), e tem por objetivo diminuir o tempo das resoluções das demandas envolvendo reconhecimento de paternidade, ampliar a disponibilização dos exames de DNA à população de baixa renda, além de evitar a judicialização excessiva.