Apresentação

O Cineclube TJ foi criado, em 2003, pelo desembargador Sergio Braga e durante sete anos fez parte do calendário do Tribunal de Justiça. Nesse período foram exibidas cerca de 100 obras primas do cinema, para um público seleto e amante da sétima arte.

O desembargador Sérgio Braga era apaixonado pelo cinema e profundo conhecedor e conduziu cerca de 100 exibições de obras primas do cinema, além de comentá-las, debate-las e em 2008 lançou o livro RESENHA, em comemoração aos 05 anos do Cineclube TJ. Com o falecimento do desembargador Sérgio Braga, em 2010, o Cineclube foi desativado.

No ano de 2014, o então Presidente do TJMG – desembargador Pedro Bitencourt – através da Portaria nº 3.080/PR/2014, reativou o espaço, denominando-o de Cineclube Desembargador Sérgio Braga.O  juiz Magid Láuar, cinéfilo e colecionador de filmes, esteve à frente do projeto por cerca de cinco anos, trazendo continuidade e prestígio à iniciativa.

Desde então, têm sido exibidos, mensalmente, filmes todas as últimas quintas feiras, com obras marcantes da história cinematográfica, precedidas de apresentações e seguidas, ao final, de discussões de alto nível sobre os temas abordados pelos filmes. A escolha destes é feita da forma mais democrática possível (através de pesquisa entre os frequentadores), sendo que o compromisso maior é para com a qualidade da obra e os temas são os mais diversos, principalmente aqueles ligados ao mundo jurídico.

Em 30 de maio de 2017 estreou a primeira exibição audiovisual destinada aos deficientes visuais, projeto idealizado pelo servidor Alexandre Garcia e executado em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

O objetivo maior do Cineclube TJ é proporcionar a todos os seus frequentadores (magistrados, servidores e público externo) um espaço cultural adequado para o estímulo ao conhecimento, a partir das sessões programadas.

Desde julho de 2018, o projeto é coordenado pelo desembargador Matheus Chaves Jardim.

As apresentações do Cineclube são realizadas todas as últimas quintas-feiras do mês, à Rua Goiás, 253 - Centro, em Belo Horizonte.  A entrada é franca.

Contatos
Telefone: (31) 3232-2536

Cineclube na Mídia

- Reportagem Rede Globo sobre o lançamento do Cineclube Especial com audiodescrição
https://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/cineclube-do-tribunal-faz-primeira-sessao-de-filmes-com-audiodescricao-em-bh.ghtml
Créditos : Rede Globo

- Programa Justiça em Questão
https://www.youtube.com/watch?v=TlkONEgR5WU
https://www.youtube.com/watch?v=UBpaFMyARug&t=105s
 

Outras páginas desta área