Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG Cultural

Programa destinado à realização de eventos artísticos, literários, culturais e de lazer


Publicado em 01 de Fevereiro - 2023

 

TJMG Cultural_TP_Topo.png

 

O TJMG Cultural foi instituído como programa da Presidência destinado à realização de eventos artísticos, literários, culturais e de lazer para os públicos interno e externo.

As atividades do programa serão realizadas no Edifício-Sede, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 4001, nos ambientes institucionais atualmente destinados ao “Espaço Sócio-Cultural do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Desembargador Lincoln Rocha", passando a integrar o TJMG Cultural, e outros locais, a serem utilizados no interesse específico do TJMG.

Vários projetos culturais integram o TJMG Cultural.

 


  • Conheça o Cineclube

    O Cineclube TJ foi criado, em 2003, pelo desembargador Sergio Braga e durante sete anos fez parte do calendário do Tribunal de Justiça. Nesse período foram exibidas cerca de 100 obras primas do cinema, para um público seleto e amante da sétima arte.

    São exibidos, mensalmente, filmes todas as últimas quintas feiras, com obras marcantes da história cinematográfica, precedidas de apresentações e seguidas, ao final, de discussões de alto nível sobre os temas abordados pelos filmes. A escolha destes é feita da forma mais democrática possível (através de pesquisa entre os frequentadores), sendo que o compromisso maior é para com a qualidade da obra e os temas são os mais diversos, principalmente aqueles ligados ao mundo jurídico.

    O objetivo maior do Cineclube TJ é proporcionar a todos os seus frequentadores (magistrados, servidores e público externo) um espaço cultural adequado para o estímulo ao conhecimento, a partir das sessões programadas.

     

    COORDENADOR

    Desembargador Raimundo Messias Júnior

  • A feira é uma parceria entre o TJMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, e os expositores são pessoas atendidas pelo programa Espaço Cidadania e pelo Centro Público de Economia Solidária.

    Acesse a Programação

  • A Orquestra Jovem e Coral Infanto-Juvenil do TJMG foram criados em 2011. Os aprendizes têm aulas de iniciação musical, canto coral, prática de orquestra, percussão e instrumentos como flauta doce, saxofone, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico e aulas de inglês. O objetivo da iniciativa é educar por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano.
    Os músicos fazem várias apresentações no Tribunal e fora dele. 

    COORDENADOR
    Desembargador Wagner Wilson Ferreira

    • Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que o presidirá;
    • Desembargador Luís Carlos Balbino Gambogi;
    • Desembargador José Marcos Rodrigues Vieira;
    • Desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves;
    • Juíza de Direito Giovanna Elizabeth Pereira de Matos Costa;
    • Bacharela Maria Cecília Belo;
    • Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigues Reis
  • O regulamento contém normas que estabelecem os projetos do TJMG Cultural sob a gestão da Diretoria Executiva de Comunicação - DIRCOM, com o apoio do servidor designado pelo Presidente do Tribunal para coordenar o TJMG Cultural.

    Regulamento

  • Acesse os atos normativos que instituíram o TJMG Cultural

    Portaria nº 6.331/PR/2023

    Estabelece regras para as atividades do TJMG Cultural e dá outras providências