Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Conhecendo o Judiciário" finaliza 2025 com quase 12 mil visitas

Para o próximo ano, meta é ampliar iniciativas pelas comarcas


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Balanco-Conhecendo-o-Judiciario.jpg
Entre as comarcas do interior, Caratinga, no Vale do Rio Doce, foi a que teve mais participantes em 2025: 782 pessoas fizeram parte das atividades do programa “Conhecendo o Judiciário” (Crédito: Divulgação / TJMG)

Inspirar as novas gerações e fortalecer a democracia por meio do conhecimento: o “Conhecendo o Judiciário” é um programa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para aproximar o Sistema de Justiça da sociedade.

Em todo o ano de 2025, houve 163 atividades na Comarca de Belo Horizonte, alcançando 7.275 pessoas. Desse total, foram 96 visitas orientadas a escolas públicas e privadas, beneficiando 3.427 alunos; 40 visitas de universitários ao TJMG, com participação de 1.879 discentes; 10 escolas visitadas por magistradas e magistrados, atingindo público de 1.296 alunos; 12 visitas de grupos de pessoas idosas, reunindo 316 participantes; além de cinco edições especiais, que receberam 357 visitantes.

No interior do Estado, foram promovidas 64 atividades, alcançando de 4.064 participantes. As comarcas “campeãs” em 2025 foram Caratinga, no Vale do Rio Doce, com 782 participantes; Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, com 690 visitantes; e Itapecerica, na região Centro-Oeste, com 170 participantes.

Somando Capital e interior, 11.339 pessoas conheceram o Judiciário em 2025 por meio do Programa. Desde sua criação, em 1999, a iniciativa já aproximou o Tribunal de mais de 192 mil pessoas de todas as faixas etárias.

A superintendente de Comunicação Institucional e Cerimonial do TJMG, desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves, ressalta a relevância do Programa: 

“O 'Conhecendo o Judiciário' é uma das nossas ferramentas mais potentes de inclusão social e de cidadania. Ao recebermos estudantes e comunidade no TJMG, seja na Capital ou no interior, temos a oportunidade de humanizar o Poder Judiciário e mostrar que estamos aqui para servir à sociedade, inspirando futuras gerações e fortalecendo a democracia por meio do conhecimento e da transparência.”
Not Balanco Conhecendo.jpg
Para a desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves, o “Conhecendo o Judiciário” é uma das ferramentas mais potentes de inclusão social e de cidadania do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Programação especial em 2025

Confira algumas das iniciativas realizadas neste ano: 

Not-1---Balanco-Conhecendo-o-Judiciario.jpg
TJMG recebe a visita de filhos de servidores e colaboradores durante as comemorações da 30ª Semana do Servidor, uma das atividades especiais do Programa em 2025 (Crédito: Divulgação / TJMG)

Resultados alcançados em 2025

O coordenador de Relações Públicas (Cerp) do TJMG, Leonardo Mari de Castro, destaca os resultados obtidos ao longo de 2025:

“O Programa ‘Conhecendo o Judiciário’ alcançou um marco significativo neste ano com a formação da terceira turma de multiplicadores voltados às comarcas do interior. Até 2025, o Programa já qualificou 547 participantes. Diferentemente da primeira [turma], restrita a servidores e magistrados, a nova formação incluiu colaboradores em geral, ampliando o alcance da iniciativa. A meta institucional é que o Programa seja efetivamente aplicado em todas as comarcas do Estado.”

Para 2026, o coordenador prevê a expansão do número de pessoas beneficiadas a partir da formação de multiplicadores iniciada em 2024.

“O desafio para 2026 consiste em intensificar a aplicação prática do Programa. A próxima etapa será garantir a execução e o registro das qualificações em todo o território estadual.”

Not-4---Balanco-Conhecendo-o-Judiciario.jpg
Desde 1999, a iniciativa já aproximou o Judiciário mineiro de mais de 192 mil pessoas de todas as faixas etárias (Crédito: Divulgação / TJMG)

Sobre o Programa

O programa “Conhecendo o Judiciário” completou 26 anos em 2025. Idealizado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) e organizado pelo Cerp, está presente nas 298 comarcas do Estado. A iniciativa foi institucionalizada pela Portaria da Presidência nº 2.176/2008 e foi regulamentada, em 2024, pela Portaria da Presidência nº 6.909.

O Programa estabelece um canal de comunicação em linguagem simples e acessível sobre a estrutura e o funcionamento do TJMG, além de abordar noções básicas de cidadania, direitos fundamentais e sociais, organização do Estado e dos Poderes, mecanismos de prevenção e solução de litígios.

O público-alvo abrange estudantes do ensino fundamental (a partir do 5º ano), do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino superior, além de idosos, por meio do TJ Sênior, voltado a pessoas com mais de 60 anos.

As atividades incluem visitas orientadas ao TJMG, com simulação de julgamento; palestras de magistrados em escolas; e apresentações virtuais ministradas por magistrados e servidores especializados em diferentes áreas do universo jurídico.

Reconhecimento

Desde sua criação, o Programa vem sendo reconhecido como relevante estratégia de comunicação institucional. Em 1999, ano de seu lançamento, recebeu o Prêmio Opinião Pública, concedido pelo Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo (Conrerp 2ª Região). A iniciativa também foi premiada pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça nas categorias “Projeto Institucional” (2003) e “Publicação Especial” (2004).

Em 2011, o “Conhecendo o Judiciário” passou a integrar o Banco de Boas Práticas de Gestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2023, recebeu o certificado “Agenda 2030” do TJMG, que reconhece práticas inspiradoras alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Not-3---Balanco-Conhecendo-o-Judiciario.jpg
Uma das modalidades do programa é o TJ Sênior, que contempla atividades para pessoas com mais de 60 anos (Crédito: Divulgação / TJMG)

Atividades

O programa “Conhecendo o Judiciário” contempla as seguintes ações:

  • Visita orientada: destinada a estudantes do ensino fundamental e médio, com visita às dependências do TJMG, palestra sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário e participação em julgamento simulado
     
  • Juízes vão às escolas: magistrados visitam instituições de ensino médio para dialogar com os alunos sobre o funcionamento do Judiciário e temas de interesse da comunidade escolar
     
  • Universitários no TJ: estudantes do ensino superior participam de visitas ao TJMG e de palestras sobre o funcionamento do Poder Judiciário e a carreira da magistratura
     
  • TJ Sênior: voltado a pessoas com mais de 60 anos, com visitas e palestras sobre Direito e cidadania
     
  • Palestras virtuais: atividades on-line ministradas por magistrados e servidores do TJMG especializados em diferentes temáticas do universo jurídico
     

Confira os álbuns das atividades do “Conhecendo o Judiciário” no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial