
Estamos no chamado "Setembro Verde", ou "Mês da inclusão", que consiste na campanha nacional de conscientização sobre a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), realizou, nesta quarta-feira (3/9), uma edição especial do programa "Conhecendo o Judiciário", organizado pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp).
Pela manhã, 13 colaboradores do TJMG, integrantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), participaram da iniciativa no Auditório do Tribunal Pleno.
Durante a ação, os participantes aprofundaram o conhecimento sobre a atuação da Corte mineira, com informações sobre a estrutura, o funcionamento e os diferentes serviços ofertados, assim como de outros órgãos e poderes do Sistema de Justiça.
As informações foram apresentadas em palestra ministrada pelo juiz convocado na 2ª Instância Clayton Rosa de Resende, que também falou sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), como trabalho, saúde, educação inclusiva e transporte.
O magistrado ressaltou a importância do "Conhecendo o Judiciário", especialmente por promover a integração de colaboradores e pela oportunidade de acesso a outras informações sobre ações e setores do Poder Judiciário.

"Apresentar para eles exatamente qual é o contexto deles nessa estrutura é interessante para que se sintam mais integrados e incluídos."
A colaboradora Michele Camargos Paula, que atua como auxiliar administrativo na 4ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte e participou da edição do programa nesta quarta-feira, afirmou que a iniciativa trouxe novos conhecimentos sobre o TJMG.
"Foi muito bom conhecer como funcionam as coisas. Aprendi bastante e achei muito importante. Ensinaram muito sobre a minha função, sobre o trabalho que realizo aqui. A iniciativa foi muito necessária", disse a colaboradora, que contou com auxílio da intérprete Clarisse Emanuelle de Carvalho, que também atua na Corte mineira.
Sobre o programa
O programa "Conhecendo o Judiciário", que completou 26 anos em 2025, já recebeu mais de 180 mil pessoas desde sua criação. Idealizado pela Dircom e organizado pela Cerp, está presente em todas as 298 comarcas do Estado e foi institucionalizado pela Portaria da Presidência nº 2.176/2008, sendo regulamentado, em 2024, pela Portaria da Presidência nº 6.909.
Com objetivo de apresentar o Judiciário estadual à sociedade, o Programa estabelece um canal de comunicação em linguagem simples e adequada sobre a estrutura e o funcionamento do TJMG, assim como noções básicas de cidadania, direitos fundamentais e sociais, organização do Estado e dos Poderes e mecanismos de prevenção e solução de litígios.
Tem como público-alvo estudantes – do ensino fundamental (a partir do 5° ano), do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e universitários – e idosos, por meio do TJ Sênior, voltado para pessoas com mais de 60 anos.
Com o Conhecendo o Judiciário, são realizadas atividades como visitas orientadas ao TJMG, com prática de julgamento simulado; palestras de juízes em escolas; e apresentações virtuais ministradas por magistrados e servidores especializados nas mais diversas temáticas do universo jurídico.
Em 2024, as atividades também passaram a ser oferecidas ao público interno do Tribunal, como forma de fortalecer a imagem institucional, o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o serviço público, além de incentivar a propagação das informações sobre a Justiça.
Veja aqui outras ações do TJMG durante o "Setembro Verde".
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial