Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Integrantes do CAP São Rafael participam do "Conhecendo o Judiciário" no Edifício-Sede

Programação faz parte do "Setembro Verde", promovido pelo TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-3---Conhecendo-o-Judiciario.jpg
Os integrantes do CAP São Rafael acompanharam palestra do desembargador Roberto Apolinário de Castro (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove, ao longo de setembro, uma série de atividades em comemoração ao "Setembro Verde", campanha nacional de conscientização sobre a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência.

Como parte da programação, o TJMG realizou, nesta segunda-feira (15/9), o programa "Conhecendo o Judiciário", no Edifício-Sede, com integrantes do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) São Rafael.

A atividade, idealizada pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) e organizada pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp), contou com palestra sobre o tema "Justiça, Cidadania e Direitos da Pessoa com Deficiência", ministrada pelo desembargador Roberto Apolinário de Castro, da 4ª Câmara Cível Especializada.

Durante sua fala, o desembargador destacou que a presença do CAP São Rafael simboliza a abertura do Poder Judiciário à sociedade:

"O Judiciário é a casa de todos. Temos que receber todas as pessoas, mostrando que o Estado deve servir aos cidadãos. É obrigação do Judiciário realizar esse trabalho de aproximação com a sociedade, e fico muito feliz de participar, hoje, especialmente no mês dedicado à pessoa com deficiência."

Not-4---Conhecendo-o-Judiciario.jpg
A professora Luzia Mendes Camargos destacou como enriquecedora a participação no "Conhecendo o Judiciário" (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Conhecendo as leis

A professora Luzia Mendes Camargos, pessoa com deficiência visual e integrante do CAP São Rafael, avaliou a visita como enriquecedora:

"É de grande importância essa experiência, principalmente quando tomamos conhecimento das leis e direitos das pessoas com deficiência e também dos idosos. Acredito que essa visita é uma troca de conhecimentos e fundamental para nós, pois convivência é essencial e enriquece nossas vivências."

Também participante do grupo, Claudiomar Santos Alves destacou o impacto da iniciativa:

"Essa visita foi fundamental para sabermos nossos direitos e o que o Judiciário oferece às pessoas com deficiência visual. Traz mais conhecimento, informação sobre atualizações, e dá maior visibilidade aos nossos direitos."

Not-6---Conhecendo-o-Judiciario.jpg
Claudiomar Santos Alves afirmou que a atividade permitiu maior conhecimento de seus direitos (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

"Setembro Verde"

A programação do TJMG no "Setembro Verde" inclui ainda:

  • Seminário "Setembro Acessível: Diálogos sobre Inclusão no Judiciário", em 17/9
     
  • Intervalo Cultural, em 24/9, com apresentação de Dudu do Cavaco, do Instituto Mano Down
     
  • UAICast, em 30/9, com o tema "Caminhos para uma Cultura Inclusiva"
     
  • UAILive, também em 30/9, com a convidada Gabriela Gurgel, que falará sobre "Acessibilidade em Ação: Inspirando Mudanças Reais nas Organizações"
     

No início do mês (2/9), como parte da campanha, o TJMG assinou um convênio com a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), para viabilizar a inclusão de pessoas com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais como colaboradores em unidades do Tribunal.

Veja outras imagens do "Conhecendo o Judiciário" no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial