Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Sistema Eletrônico de Informações

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O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) permite a gestão e processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos, sem a utilização de papel. O sistema reduz custos com impressão, tramitação e armazenamento de documentos, dá celeridade ao andamento dos processos, elimina perdas e extravios e permite o compartilhamento de informações, de forma simultânea, para diversos usuários. O acesso é feito pela internet e o próprio sistema gerencia o nível de acesso das unidades e usuários envolvidos.

No mês de março de 2019, foi implantado projeto piloto da ferramenta Barramento PEN, que permite a tramitação de processos entre os órgãos que utilizam o SEI. É uma evolução na tramitação eletrônica de processos e permitirá que os documentos sejam expedidos e acompanhados, de maneira segura e com a confiabilidade da entrega, exclusivamente em ambiente virtual, entre os órgãos públicos que aderirem à ferramenta. Inicialmente, o trâmite de processos administrativos será, exclusivamente, entre a Presidência do TJMG e a AGE.

  • O público externo terá acesso ao SEI, quando for necessário visualizar e/ou assinar documentos e expedientes administrativos. Neste caso, o usuário externo receberá por e-mail as orientações necessárias para utilização do sistema.    

                 

    Autenticidade de Documentos

    A autenticidade dos documentos assinados eletronicamente pelo SEI podem ser conferidas mediante o link abaixo. Basta pesquisar pelo respectivo “código verificador” e “código CRC”, registrados no documento para fins de identificação, conforme art. 1º, §2º, III, “b”, da Lei 11.419/2006.

    Autenticidade de Documentos.

    Acesso para o usuário externo

    Sei - usuário externo.

  • O SEI permite que usuário externo acesse e assine documentos elaborados no sistema. Para isso, antes o usuário precisará realizar o cadastro no sistema.

    Para que ocorra a liberação do cadastro como usuário externo no SEI, preencha o formulário "Cadastro de Usuário Externo".

    Após, acesse o link abaixo e siga as instruções que receberá por e-mail.

    Cadastro no sistema SEI.

    Após receber o e-mail, encaminhar os seguintes documentos e informações:

    • RG,
    • CPF,
    • comprovante de endereço residencial emitido nos últimos 90 dias,
    • motivo pelo qual deseja ter acesso ao sistema,
    • número do processo administrativo que deseja ter acesso e/ou nome da unidade que orientou o cadastro.

    Em caso de esquecimento de senha, basta clicar em “Esqueci minha senha”, na página de login, inserir o endereço de e-mail com acesso liberado ao sistema e clicar em “Gerar nova senha”. Uma nova senha será enviada automaticamente para o e-mail cadastrado.

     Para alteração de senha, basta realizar o login no sistema SEI e clicar no menu “Alterar Senha

    O Manual Cadastro de Usuário Externo está disponível na aba Manuais.

  • O peticionamento eletrônico consiste no envio, por usuário externo cadastrado, de documentos digitais.

    Será possível:

    • criar novo processo (Peticionamento Novo),
    • manifestar em processo já existente (Peticionamento Intercorrente).

    Processos disponíveis ao usuário externo para peticionamento:

    • CADASTRO INSTITUIÇÃO DE ENSINO E REPRESENTANTES
    • CEJA - HABILITAÇÃO DE PRETENDENTE
    • CEJA - PÓS ADOTIVO
    • COEST - ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS DO(A) ESTAGIÁRIO(A)
    • COEST - DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO - GRADUAÇÃO (BELO HORIZONTE)
    • COEST - DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO - GRADUAÇÃO (COMARCA DO INTERIOR)
    • COEST - DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO - PÓS GRADUAÇÃO (BELO HORIZONTE)
    • COEST - DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO - PÓS GRADUAÇÃO (COMARCA DO INTERIOR)
    • COMUNICAÇÃO - GABINETE DO PRESIDENTE
    • CREDENCIAMENTO PROGRAMA JOVENS PARCEIROS
    • NOMEAÇÃO ADMISSÃO DE PESSOAL - MAGISTRADO
    • NOMEAÇÃO ADMISSÃO DE PESSOAL - SERVIDOR
    • NOMEAÇÃO CARGO EM COMISSÃO 1º INSTÂNCIA - RECRUTAMENTO AMPLO
    • NOMEAÇÃO DE CARGO EFETIVO - 1º INSTÂNCIA
    • NOMEAÇÃO DE CARGO EM COMISSÃO 2º INSTÂNCIA
    • PROCESSO ADMINISTRATIVO REVISIONAL DE PREÇOS
    • RECLAMAÇÃO DE ASSÉDIO MORAL - PÚBLICO INTERNO DO TJMG
    • RECONHECIMENTO PATERNIDADE/MATERNIDADE - SANTA LUZIA
    • REQUERIMENTO DE CERTIDÃO OU DECLARAÇÃO FUNCIONAL - 1ª INSTÂNCIA
    • REQUERIMENTO DE CERTIDÃO OU DECLARAÇÃO FUNCIONAL - 2ª INSTÂNCIA
    • SELEÇÃO DE JUIZ LEIGO - REGIÃO 1
    • SOLICITAÇÕES DE EMPRESAS CONTRATADAS PARA O GESTOR DE CONTRATO - GESEG

    O Manual Peticionamento e o Manual Intimação Eletrônica estão disponíveis na aba Manuais.

  • O TJMG adotou o módulo de Pesquisa Pública do SEI, que possibilita a consulta do andamento dos processos, com as unidades de tramitação dos expedientes administrativos públicos e restritos, constantes na base do sistema.

    Para realizar a consulta não é necessário o cadastro externo no SEI. Com isso, o Tribunal fomenta a transparência, exigida pelo CNJ, e democratiza o acesso aos órgãos e usuário externos.

    Acesse a Pesquisa Pública.

    O Manual da Pesquisa Pública está disponível na aba Manuais.

  • O contato com a área de suporte do SEI deverá ser realizado pelo e-mail suportesei@tjmg.jus.br.

    O horário de funcionamento do suporte do SEI é das 8h às 18h. 

    Telefones do Suporte SEI: 3254-1402 / 1403 / 1404 / 1405/ 1406

  • Normas e cronograma de implantação do Sei

    PORTARIA CONJUNTA Nº 1449/PR/2023

    Regulamenta a utilização do Sistema Eletrônico de Informações - SEI no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.